Mais Recentes :

A catadora que entregou a faixa presidencial para Lula (por Alex Cardoso)

A catadora que entregou a faixa presidencial para Lula (por Alex Cardoso)

Aline Souza, catadora desde os 14 anos, atualmente com 33 anos, mãe de sete filhos, mulher negra é quem passa a faixa ao presidente Lula.

Uma imagem que percorre o mundo, cheia de significados e mobilizadora de variados sentimentos, entre eles da pluralidade, da resistência, da mulher, negra, mãe, catadora, da reciclagem.

Depois de 6 anos em que a faixa literalmente estava no lixo, enfeitando pescoço do golpista Temer ou pior, do genocida Bolsonaro, agora ela é reciclada pelas mãos do povo brasileiro e nada mais significativo do que ser entregue pelas mãos da catadora Aline, uma militante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Estamos de alma lavada, bem representadas/os, empossados e fazendo parte da história do Brasil. A reciclagem só ocorre pelas mãos das/os catadoras/es assim como a democracia só é real a partir do protagonismo popular.

Obrigado Lula, equipe e cada um das/os milhares de militantes, apoiadoras/es e votantes que fizeram a faixa ser reciclada.

Brasil, vamos reciclar, valorizar as catadoras e catadores.

(*) Alexandro Cardoso, catador, escritor e antropólogo @alexcatador

***

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes