Orgulho e Resistência: A 23ª Parada da Diversidade celebra Ancestralidade LGBTQIA+
18 de outubro: dia de mobilização em defesa da educação pública
No dia 18 de outubro, mais uma vez a comunidade acadêmica da UFPel, do IFSul e do ensino básico vai ocupar as ruas em todo país para denunciar os ataques do governo federal à educação pública. No município, a mobilização, organizada pela ADUFPel, ASUFPel, Conselho de CAs e DAs da UFPel, Sinasefe, Grêmio Estudantil do CAVG, Simp e Cpers, convoca os e as pelotenses para derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas. O encontro está marcado para 16h30, no Largo do Mercado Central.
A data foi anunciada dias após a publicação do decreto nº 11.216, que bloqueou recursos destinados às instituições de ensino superior. O Dia Nacional de Luta Contra o Confisco das Verbas da Educação faz parte de um calendário de resistência de servidores/as, trabalhadores/as e estudantes, que chamam a atenção da população para as agressões constantes aos serviços públicos por parte do presidente.
Impactos na UFPel
Embora o governo tenha voltado atrás da decisão, a situação das instituições federais de ensino superior permanece grave. Na UFPel, o último corte, de 7,5%, representou a diminuição de R$ 5,9 milhões. Em 2021, as universidades e institutos federais tiveram uma redução de aproximadamente 20% em relação aos anos anteriores.
A consequência foram atrasos em pagamentos de despesas que precisaram ser cobertas pelo orçamento de 2022. Tudo isso tem implicações concretas, as quais já vêm se manifestando no dia a dia da instituição: redução no transporte de apoio intercampi, do transporte exclusivo para atividades de ensino previstas nos programas das disciplinas, do combustível, da manutenção e de motoristas, da política e valores de subsídios nos Restaurantes Universitários e dos/as trabalhadores/as terceirizados.
Em defesa da Educação Pública, derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas é urgente! Confirma presença no evento aqui. Assessoria ADUFPel
0 comentários
Adicionar Comentário