Rede de saúde cria protocolo para atendimento de pessoas com anemia falciforme
Alimentação escolar nas comunidades quilombolas é avaliada em visitas a duas escolas municipais
FNDE e Secretaria de Educação analisam aplicação do Pnae em escolas que atendem populações tradicionais
A alimentação de estudantes quilombolas da rede municipal foi o foco de visitas realizadas na sexta-feira (9) às escolas Erasmo Braga e Waldemar Denzer, ambas com atendimento a comunidades tradicionais. A ação reuniu representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Conselho Municipal de Alimentação Escolar.
O objetivo foi avaliar como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) está sendo aplicado nas unidades e identificar possíveis melhorias, especialmente no atendimento a alunos de comunidades indígenas e quilombolas.
Apoio à alimentação e às relações étnico-raciais
Durante as visitas, foram discutidas formas de fortalecer o papel da assessoria pedagógica em Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer) nas escolas, além da continuidade da compra de alimentos de pequenos produtores e cooperativas locais — uma exigência do programa que também beneficia a agricultura familiar.
A secretária de Educação, Nailê Pinto Iunes, destacou a importância do contato direto com as escolas:
"Ver a realidade in loco ajuda a pensar ações mais eficazes. A parceria entre SME, FNDE e o Conselho de Alimentação Escolar é fundamental para avançarmos nas metas com as escolas quilombolas", afirmou.
A comitiva também avaliou a infraestrutura e os processos de preparo e distribuição da alimentação escolar, com foco na qualidade e no respeito às especificidades culturais das comunidades atendidas.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação (SME)
Imagem: João Pedro Macedo / Divulgação
0 comentários
Adicionar Comentário