Cortejo artístico percorre Centro Histórico de Pelotas neste sábado com sarau cênico
Atividade em escola e panfletagem no centro reforçam combate ao racismo
Estudantes, professores e agentes públicos participaram de uma ação de conscientização contra o racismo promovida pela Secretaria Municipal de Igualdade Racial (SMIR) e o Gabinete da vice-prefeita de Pelotas. A programação marcou o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e aconteceu na E.M.E.F. Jornalista Deogar Soares, no bairro Dunas, com encerramento no Calçadão.
A atividade teve como foco a educação e a disseminação de informações sobre o racismo estrutural e os caminhos para enfrentá-lo. Além de palestras interativas e materiais informativos, também foram discutidos os mecanismos legais para identificar e denunciar crimes de racismo e injúria racial.
Palestras mobilizam estudantes e educadores
O secretário de Igualdade Racial, Júlio Domingues, abriu a atividade destacando as atribuições da SMIR, criada em 2025, e reforçou o compromisso da pasta com o enfrentamento ao racismo e à promoção da equidade. Em seguida, os acadêmicos de História da UFPel, Émerson Gerard e Misael dos Anjos, conduziram uma palestra sobre racismo estrutural, destacando como o preconceito racial está enraizado nas estruturas sociais e culturais brasileiras.
A advogada Isadora Cardoso Caleiro explicou as diferenças entre racismo e injúria racial, orientando os estudantes sobre como identificar e denunciar esses crimes. Durante a atividade, foi distribuído um panfleto produzido pela SMIR com informações práticas sobre como agir em casos de discriminação.
Conscientização também chegou ao centro da cidade
Após o encontro na escola, as equipes da SMIR realizaram uma panfletagem no entorno do Chafariz do Calçadão, reforçando a orientação à população sobre os direitos da população negra e os mecanismos legais para combater o preconceito.
A vice-prefeita Daniela Brizolara participou das ações e ressaltou a importância da informação como ferramenta de resistência. “Para termos nossa identidade respeitada, não podemos aceitar nenhuma forma de preconceito”, afirmou, ao citar trechos da música “Identidade”, de Jorge Aragão.
A diretora da escola, Kátia Vergara, destacou o papel da educação no combate ao racismo. “Esses jovens são nossa esperança. Precisam de conhecimento para poder lutar”, declarou. Para o secretário Júlio Domingues, a ação cumpriu seu papel ao unir educação, mobilização e informação para enfrentar o racismo de forma concreta.
*Com informações da Prefeitura de Pelotas
0 comentários
Adicionar Comentário