Cortejo artístico percorre Centro Histórico de Pelotas neste sábado com sarau cênico
Audiência na Câmara destaca importância da inclusão durante Semana da Síndrome de Down
Com foco na inclusão e no fortalecimento das redes de apoio, a Câmara Municipal de Pelotas deu início à Semana Municipal de Conscientização e Orientação Sobre a Síndrome de Down com uma audiência pública realizada em parceria com a Associação de Pais de Pessoas com Síndrome de Down de Pelotas (APADPEL). O evento ocorreu no plenário da Câmara e reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e familiares de pessoas com deficiência, destacando o tema da campanha de 2025: Sejamos Rede.
A audiência foi presidida pela vereadora Fernanda Miranda (PSOL), vice-presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência, e contou com a presença de outros parlamentares, além de representantes do executivo e do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COEPEDE).
Desafios da inclusão e fortalecimento das políticas públicas
A diretora-presidente da APADPEL, Luana Braga, reforçou a importância do evento para encaminhar demandas históricas ao legislativo, desde o acolhimento das famílias na maternidade até a inserção no mercado de trabalho. “Queremos uma cidade inclusiva de verdade, com oportunidades para todas as fases da vida”, afirmou.
Fernanda Miranda destacou o papel da conscientização e da construção de políticas públicas para garantir os direitos das pessoas com síndrome de Down. “Infelizmente, o preconceito ainda é uma barreira. Precisamos de políticas efetivas para promover a autonomia, a felicidade e a plena cidadania dessas pessoas”, afirmou.
Também participaram da audiência os vereadores Cristiano Silva (UB), Ronaldo Quadrado (PT), Carlos Junior (PSD), Cauê Fuhro Souto (PV), Michel Promove (PP), Jurandir Silva (PSOL) e Paulo Coitinho (CIDADANIA), presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência.
Programação continua ao longo da semana
A Semana Municipal segue com uma série de atividades abertas ao público, voltadas à formação, troca de experiências e fortalecimento da rede de apoio às pessoas com síndrome de Down. Todas as palestras ocorrem na sede da APADPEL, com entrada gratuita.
Próximas atividades da Semana Municipal de Conscientização e Orientação Sobre a Síndrome de Down
25 de março (terça), às 19h: Palestra sobre o desenvolvimento da criança com Síndrome de Down, com Dr. Gilberto Garcias (Cachoeira) – na sede da APADPEL
26 de março (quarta), às 19h: Palestra sobre a importância do trabalho em rede na educação, com Prof. Dra. Gilsenira Rangel – na sede da APADPEL
27 de março (quinta), às 19h: Palestra sobre desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, com psicopedagoga Carla Belem – na sede da APADPEL
29 de março (sábado), às 10h: Amistoso de Futsal Down e DI – no ginásio do Paulista (Rua José Pinto Martins, 846, Centro)
*Mais informações nas redes sociais da APADPel.
0 comentários
Adicionar Comentário