Pelotas amplia práticas integrativas no SUS com decreto oficial
Brasil participa de Dia de Ação Global neste sábado contra genocídio na Palestina
Organizações em defesa da Palestina se unirão neste sábado (13) num Dia de Ação Global para exigir cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. Nesse sentido, a Campanha de Solidariedade à Palestina (Palestine Solidarity Campaign – PSC), a Coligação Pare a Guerra (Stop the War Coalition) e os Amigos de Al Aqsa (Friends of Al-Aqsa – FOA), entidades sediadas no Reino Unido, convocam os movimentos parceiros em todo o mundo a realizarem marchas e manifestações em defesa da população palestina.
O Dia de Ação Global denuncia a “guerra genocida” de Israel contra a Faixa de Gaza que, em pouco mais de três meses, já matou mais de 22 mil palestinos, vitimando principalmente mulheres e crianças. Além disso, os conflitos também causaram o deslocamento forçado de 85% da população que vive no enclave palestino.
“Em todo o mundo, o movimento de solidariedade vem agindo para mobilizar milhões de pessoas nas ruas, exigindo um cessar-fogo imediato e permanente, o fim do cerco a Gaza e o fim dos 75 anos de ocupação da Palestina por Israel. Precisamos de intensificar esta pressão coordenando ações em todo o mundo”, diz a FOA.
Em entrevista ao portal Middle East Eye, Chris Nineham, membro fundador da Coligação Pare a Guerra, destacou a importância da mobilização global. “É absolutamente crucial, não apenas que as manifestações continuem, mas que sejam fortalecidas, aprofundadas e ampliadas, a fim de maximizar a pressão, não apenas sobre os israelenses, como também sobre os governos de todo o mundo que colaboram com a carnificina”.
Busca pela Paz
No Brasil, algumas das principais capitais já confirmaram participação. Em São Paulo, os manifestantes pró-Palestina se reúnem, às 14h30, na Avenida Paulista, em Frente ao Masp. De lá, sairão em caminhada até a Praça Roosevelt.
A Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) e a Frente em Defesa do Povo Palestino estão entre as organizações que convocam o ato na capital paulista. Partidos políticos, como o PT e o Psol, movimentos sociais, como o MST e o MTST, e organizações sindicais também participam da mobilização.
De acordo com o secretário de Comunicação da CUT-SP, Belmiro Moreira, é urgente parar a guerra que vem levando morte e destruição ao povo palestino. “O movimento sindical reafirma seu compromisso inabalável com a busca por justiça e paz na Palestina, unindo esforços para enfrentar o genocídio secular e promover um diálogo construtivo que permita a coexistência pacífica na região”, afirmou.
Assim, além de São Paulo, outras sete capitais já confirmaram participação no Dia de Ação Global contra o genocídio Palestino.
Confirma a lista, com horários e locais:
Belo Horizonte (MG): Praça Sete, às 9h30
Brasília (DF): plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, às 9h
Belém (PA): Praça da República, às 9h
Curitiba (PR): Praça Santos Andrade, às 11h
Florianópolis (SC): Mercado Super Sol, Rodovia João Gualberto Soares, 700 (Ingleses), às 8h
Parque Cultural do Campeche, às 9h
Parque dos Coqueiros, às 17h
Goiânia (GO): Praça Attilio Corrêa Lima, às 9h
Maceió (AL): Calçadão do Comércio, às 10h
Natal (RN): Shopping Midway Mall, às 16h
Recife (PE): Parque 13 de Maio, às 09h
Fonte: RBA
0 comentários
Adicionar Comentário