Cortejo artístico percorre Centro Histórico de Pelotas neste sábado com sarau cênico
Cadastro Único será centralizado temporariamente em Pelotas
Mudança ocorre por falta de entrevistadores e sobrecarga após transição de sistema
A Secretaria de Assistência Social (SAS) de Pelotas decidiu centralizar provisoriamente os atendimentos do Cadastro Único. A medida foi tomada devido à escassez de entrevistadores nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e à sobrecarga gerada pela recente troca do sistema nacional.
Nesta quinta-feira (27), a Prefeitura encaminha à Câmara de Vereadores um projeto de lei para autorizar a contratação de 15 entrevistadores. Caso aprovado, os novos servidores serão convocados a partir do cadastro reserva formado no processo seletivo de 2022.
Esses profissionais são essenciais para realizar novos cadastros, atualizar informações, orientar usuários e fazer visitas domiciliares, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida ou famílias unipessoais.
Demanda reprimida e sobrecarga do sistema
Em fevereiro, Pelotas registrou 1.961 atendimentos no Cadastro Único — sendo 621 novos cadastros e 1.340 atualizações. Na sequência, o sistema nacional ficou 16 dias fora do ar devido à migração para uma nova plataforma. A paralisação gerou uma demanda reprimida, agravada pela confusão causada pelo nome "Novo Cadastro Único", que levou muitas famílias a acreditarem que era necessário refazer o registro.
A nova plataforma, porém, não exige recadastramento dos usuários. As atualizações devem seguir o cronograma habitual — a cada dois anos ou em caso de alterações na composição familiar, endereço, escola das crianças, entre outros.
Atendimento será retomado de forma gradual
A SAS ressalta que a tentativa de descentralizar o serviço foi afetada pela falta de pessoal e instabilidade no sistema. Atualmente, com apenas um servidor por Cras, não é possível atender à alta demanda. Por isso, os atendimentos foram concentrados na sede do Cadastro Único até que os novos entrevistadores sejam contratados.
Após a recomposição das equipes, a descentralização será retomada gradualmente, de acordo com a demanda de cada território.
Programas vinculados
O Cadastro Único é porta de entrada para mais de 40 programas sociais, como o Bolsa Família, o Pé de Meia, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica.
Serviço
Atendimento do Cadastro Único em Pelotas
Local: Rua General Osório, 500 – Centro
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Atendimentos também serão realizados aos sábados em bairros da cidade, com locais a serem divulgados.
*Com informações da Prefeitura de Pelotas
0 comentários
Adicionar Comentário