Mais Recentes :

Campanha 'Não é Não' é lançada oficialmente para o Carnaval 2025

Campanha 'Não é Não' é lançada oficialmente para o Carnaval 2025

A Prefeitura lançou a campanha "Não é Não" para o Carnaval 2025 com uma festa no Paço Municipal, na Quarta-feira de Cinzas. A ação buscou conscientizar sobre o respeito e a segurança de mulheres e meninas durante a folia. A Xavabanda e o Bloco do Mapa animaram o evento, que reuniu centenas de pessoas.

Conscientização e compromisso

O evento reuniu representantes da rede de proteção à mulher, servidores municipais e foliões engajados na causa. A campanha será intensificada nos dias 25, 26 e 27 de abril, durante os desfiles na passarela do samba.

Mesmo antes do lançamento oficial, a Prefeitura já promovia a campanha nos blocos carnavalescos. A fachada do Paço Municipal exibiu a identidade visual da mobilização, adesivos foram distribuídos e ações de conscientização foram realizadas entre os foliões.

Secretaria da Mulher reforça compromisso

A secretária municipal da Mulher, Marielda Medeiros, ressaltou a sensibilidade do governo ao criar uma pasta dedicada exclusivamente à causa. "A Secretaria da Mulher, criada neste governo, é fruto da luta contínua de diversas instituições que são referência na área e da sensibilidade do governo. Hoje é um dia de festa. Vamos nos divertir e brincar muito, mas é importante deixar claro - nenhuma mulher a menos. Quando matam uma mulher, estão também matando a nossa sociedade", afirmou.

Daniela Brizolara, vice-prefeita, destacou a importância da mobilização coletiva. "Juntas, podemos tornar a nossa cidade, além de acolhedora, segura, com oportunidade para todas as mulheres, mulheres negras e não negras. Hoje, agradecemos a todos que fizeram parte dessa caminhada, que continuam. Enfim, uma jamais deve largar a mão da outra", enfatizou.

Durante o final de semana de desfiles, a campanha esteve presente nas ruas, promovendo conscientização e reforçando o compromisso com a segurança das mulheres.

'Não é Não' e a legislação

A campanha "Não é Não" surgiu como reforço para combater o assédio a mulheres e meninas durante o Carnaval.

A Lei Municipal 7.002/2021 determina que bares, restaurantes, casas noturnas e similares adotem medidas de auxílio à mulher em situação de risco. A norma exige que os estabelecimentos e organizadores de eventos treinem e capacitem seus funcionários para a aplicação dessas medidas. Já a Lei Federal 14.786/2023 cria o protocolo "Não é Não" para prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher, garantindo proteção às vítimas.


Texto de: Redação

Imagem: Volmer Perez (Secom)


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia