Orgulho e Resistência: A 23ª Parada da Diversidade celebra Ancestralidade LGBTQIA+
Canal São Gonçalo e Lagoa dos Patos permanecem com níveis elevados
Melhora nas condições climáticas indicam redução gradativa dos alagamentos, em Pelotas, mas situação ainda requer atenção
Com o fluxo das águas que se deslocam do Lago Guaíba em direção à Lagoa dos Patos, além das chuvas no Uruguai, impactando também a Lagoa Mirim, o Canal São Gonçalo permanece com seus níveis elevados, registrando 2,87 metros no início da tarde desta sexta-feira (31). Embora indique uma queda em relação ao recorde atingido na última segunda (27), de 3,13 metros, o atual índice permanece acima do ideal.
Já a Lagoa dos Patos tem mantido uma estabilidade de aproximadamente 2,29 metros, com um grande volume de água concentrado em diversas regiões da Praia do Laranjal. Nesta quinta (30), o Sanep deu início a um processo de bombeamento para drenagem das ruas do bairro, com o objetivo de auxiliar na vazão da água. No entanto, segundo a Prefeitura, a casa de bombas localizada no Pontal da Barra só poderá entrar em funcionamento com uma maior redução no nível das águas.
O quadro na região de Porto Alegre, que influencia diretamente a situação dos alagamentos em Pelotas, ainda indica que o Guaíba está aproximadamente 19 centímetros acima da nova cota de inundação, tendo registrado 3,79 metros, às 6h15 da manhã desta sexta-feira (31). Os números utilizados, hoje, como referência para o sinal de alerta, na capital, é de 3,15 metros.
Redação: Edurado Menezes
Foto: Juliano Lima
0 comentários
Adicionar Comentário