Cortejo artístico percorre Centro Histórico de Pelotas neste sábado com sarau cênico
CAPS leva saúde mental para as ruas com estreia de evento itinerante no Porto
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) inicia no dia 28 de março uma nova ação para aproximar a comunidade dos serviços de saúde mental em Pelotas. A estreia do CAPS na Rua acontece às 14h, em frente ao CAPS Porto, na rua Alberto Rosa, nº 450, com programação cultural, serviços gratuitos e atividades para crianças.
O evento será realizado mensalmente, passando por todas as oito unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade. A proposta é levar visibilidade ao trabalho desenvolvido nas unidades, combatendo o estigma em torno da saúde mental e valorizando a produção artística dos usuários.
Cuidado em liberdade e integração com a comunidade
A coordenadora da edição de estreia e apoiadora técnica da RAPS, Clarissa Cardoso, explica que a atividade busca mostrar que o cuidado em saúde mental pode e deve ser feito em liberdade, com acolhimento e integração social. “Queremos mostrar que os CAPS são espaços comunitários e territoriais, que promovem cuidado e cidadania”, afirmou.
A programação da primeira edição inclui mostra artística com obras e fotografias produzidas nas oficinas dos usuários do CAPS, apresentações musicais dos grupos Los Lokos e Juntos e Misturados, brinquedos infláveis para crianças, além de distribuição de pipoca, água e refrigerante.
Barraca da Saúde e parceria com a UFPel
Um dos destaques será a Barraca da Saúde, que contará com a participação de estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), como Enfermagem, Psicologia, Medicina, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia e Terapia Ocupacional. Serão oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, pesagem, orientações em saúde e práticas integrativas do SUS.
A nutricionista da RAPS também estará presente para orientar a população sobre alimentação saudável.
Próximas edições já têm calendário definido
Depois do CAPS Porto, o evento passará pelas demais unidades da cidade, uma por mês. Em abril, será a vez do CAPS Castelo; em maio, do CAPS Escola; em junho, CAPS Baronesa; julho, CAPS Zona Norte; agosto, CAPS Fragata; setembro, CAPS AD 3; e outubro, CAPSi.
A iniciativa conta com o apoio das secretarias municipais de Governo, Cultura (Secult), Turismo (Setur), Sanep, Mulher, Igualdade Racial, Segurança, Trânsito, Assistência Social e Esporte, Lazer e Juventude.
Serviço
Evento: Estreia do CAPS na Rua
Data: 28 de março (sexta-feira)
Horário: A partir das 14h
Local: Rua Alberto Rosa, nº 450 – em frente ao CAPS Porto
Atividades: Mostra artística, apresentações musicais, serviços de saúde, recreação infantil, distribuição de alimentos
Realização: Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde
Parcerias: UFPel e secretarias municipais
*Com informações da Prefeitura de Pelotas
0 comentários
Adicionar Comentário