Mais Recentes :

Casos de dengue seguem em alta e Fragata concentra quase metade dos focos

Casos de dengue seguem em alta e Fragata concentra quase metade dos focos

Em uma semana, Pelotas confirma novos infectados e alerta para aumento nos casos importados

Pelotas registrou novo aumento nos casos confirmados de dengue em apenas uma semana. Segundo boletim divulgado na última sexta-feira (9) pela Vigilância em Saúde, o total de casos entre moradores subiu de 11 para 13. Já os casos importados — pessoas que contraíram a doença fora da cidade — passaram de 10 para 13, um crescimento de 30%.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta à população, especialmente com a aproximação do inverno, período em que o mosquito Aedes aegypti continua ativo. Viajantes devem se proteger com o uso de roupas de manga comprida e repelentes. Quem permanece na cidade deve eliminar recipientes que acumulam água parada, ambiente ideal para o mosquito transmissor da dengue.

Fragata lidera em focos do mosquito

O bairro Fragata concentra 47,5% dos focos do mosquito Aedes aegypti em Pelotas, segundo o último levantamento. Em seguida aparecem Três Vendas (23,6%), Centro (11,5%), Areal (7,5%), Barragem (4,6%), Laranjal (3%) e São Gonçalo (2,1%).

A Secretaria alerta que a eliminação de criadouros nos ambientes residenciais ainda é a forma mais eficaz de combate à proliferação do mosquito. O crescimento dos casos importados também preocupa, pois evidencia o risco de circulação do vírus a partir de pessoas contaminadas em outras cidades.

Situação atual da dengue em Pelotas (atualizado em 9/5/2025)

– Total de notificações: 264

– Casos confirmados: 26 (13 em Pelotas, 13 importados)

– Casos descartados: 180

– Casos em investigação: 58

– Óbitos: 0

– Hospitalizações: 0


Notificações por mês:

– Janeiro: 52

– Fevereiro: 58

– Março: 59

– Abril: 74

– Maio (parcial): 21

Serviço

O que fazer:

– Eliminar água parada em vasos, calhas, pneus e recipientes expostos

– Usar repelente e roupas compridas, especialmente em áreas com maior incidência

– Em caso de viagem, redobrar os cuidados para evitar retorno com o vírus


Bairros com mais focos do mosquito:

- Fragata – 47,51%

- Três Vendas – 23,61%

- Centro – 11,57%

- Areal – 7,53%

- Barragem – 4,61%

- Laranjal – 3,01%

- São Gonçalo – 2,16%


Fonte: Prefeitura de Pelotas

Imagem: Divulgação/Secom




0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia