Mais Recentes :

Com destinação de 125,6 milhões em recursos do governo federal, Pelotas tem projetos de esgoto contemplados

Com destinação de 125,6 milhões em recursos do governo federal, Pelotas tem projetos de esgoto contemplados

Dois projetos importantes para a ampliação do tratamento de esgoto em Pelotas foram contemplados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Sanep recebeu, na segunda-feira (29), a confirmação de que estão aprovados os investimentos do governo federal na construção das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Engenho e Simões Lopes.

Somados, os valores para executá-los chegam a R$138,2 milhões — número que inclui a contrapartida prevista de R$12,6 milhões por parte da autarquia. Ambos os planejamentos contemplam, também, as redes coletoras e melhorias necessárias para a entrada em funcionamento das ETEs.

Com 100% da cidade atendida com água tratada, o desafio é elevar os números do esgoto. Estimativas do Sanep apontam que cerca de 18% do esgoto é tratado. A porcentagem é estipulada “de acordo com o número de economias que são tarifadas com 80% do esgoto em relação à água. No caso, 80% do esgoto em relação à água corresponde ao esgoto coletado e tratado”, conta Matheus Cabistany, assessor do Sanep.

A construção da ETE Novo Mundo, na avenida Francisco Caruccio, Três Vendas, ultrapassa 90% de conclusão e tem previsão de ser finalizada ainda neste ano, relata a assessoria da prefeitura.

Ela irá tratar todo o efluente da zona norte do município. Com a estação em funcionamento, Pelotas passará a ter aproximadamente 40% do efluente tratado. A partir da execução dos dois projetos aprovados no PAC, o Sanep estima atingir 75% de tratamento de esgoto, mas sem previsão de uma data para alcançar a porcentagem.

Dados do Instituto Trata Brasil mostram que 68,55% da população é atendida pela rede de saneamento básico, e que, ao contrário do que relata a prefeitura, apenas 21,96% dessa rede é tratada. O estudo reúne as 100 maiores cidades. Pelotas ocupa a 81° posição, sendo uma das piores do estado.

São mais de 130 mil habitantes que não são atendidos pela rede de esgoto.


Redação: Ridley Madrid

Imagem: Divulgação

Fonte: Assessoria



0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia