“Estamos afogadas em um caldo cultural de violência”, alerta pesquisadora da UCPel
Comunidade escolar vai escolher novas direções em oito escolas municipais
Consulta pública será em 4 de setembro; mandatos vão até o fim de 2027
Pais, estudantes, professores e funcionários de oito escolas da rede municipal de ensino participarão de uma consulta pública para eleger novas equipes diretivas. A votação ocorrerá em 4 de setembro, de forma simultânea nas unidades que hoje estão sob direção provisória.
A escolha será feita por meio de voto direto, secreto e facultativo, com participação aberta a toda a comunidade escolar. O processo é regulamentado pelo Edital 3/2025, publicado nesta segunda-feira (4), e segue princípios de gestão democrática, conforme previsto na Constituição e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Inscrição de chapas será em 18 e 19 de agosto
As chapas interessadas em concorrer devem se inscrever presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME), nos dias 18 e 19 de agosto. Os candidatos precisam atender a requisitos como: ser servidor efetivo e estável, ter formação superior em Pedagogia ou licenciatura com pós-graduação em Educação, e possuir curso de gestão escolar validado pela SME. Todos os critérios estão detalhados no edital.
Escolas participantes
A consulta vai eleger direções titulares para as seguintes unidades:
EMEFs
- Cecília Meireles
- Dom Francisco de Campos Barreto
- Núcleo Habitacional Getúlio Vargas
- Santa Irene
EMEIs
- João Guimarães Rosa
- Mário Quintana
- Professor Luís Artur Borges Pereira
- Ruth Blank
As equipes escolhidas terão mandato até 31 de dezembro de 2027.
Serviço
– Inscrição de chapas: 18 e 19 de agosto, na SME
– Data da votação: 4 de setembro de 2025
– Mandato das equipes eleitas: até 31 de dezembro de 2027
Fonte: Secretaria Municipal de Educação
Imagem: TCE/SC
0 comentários
Adicionar Comentário