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Contraponto - Ciclovias, calçadas e centro histórico: os planos para Pelotas
Em entrevista ao programa Contraponto desta terça-feira (14), o secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Otávio Peres, discutiu a requalificação do Calçadão da Andrade Neves e destacou as prioridades da Prefeitura de Pelotas na área de infraestrutura e mobilidade urbana. A entrevista abordou a deterioração de materiais, a manutenção do centro histórico e os desafios na execução de obras públicas, incluindo ciclovias e calçadas.
Requalificação do calçadão: desafios e execução
Otávio Peres explicou que o Calçadão da Andrade Neves, que passou por melhorias nos últimos anos, enfrentou problemas de deterioração precoce. Placas soltas, buracos e desníveis dificultavam a mobilidade e causavam acidentes, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida. Segundo o secretário, o novo projeto prioriza materiais mais resistentes e uma execução que minimize a necessidade de reparos frequentes.
O envolvimento dos lojistas na requalificação foi destacado como um fator essencial para a realização das obras. “Os lojistas são diretamente impactados pelas condições do calçadão, tanto pela segurança quanto pela atratividade comercial. Essa parceria tem sido fundamental para o avanço das intervenções”, afirmou Peres. Ele destacou que, mesmo com o andamento das obras, a prefeitura segue monitorando a qualidade dos materiais utilizados para evitar falhas similares às do passado.
Centro histórico e zeladoria
A revitalização do centro histórico foi apontada como uma prioridade transversal no governo. O secretário explicou que a área, além de abrigar o patrimônio histórico de Pelotas, também é um centro comercial vital para a economia local. Por isso, a manutenção do espaço deve considerar não apenas aspectos estéticos, mas também funcionais, como drenagem, pavimentação e condições de caminhabilidade.
Peres reconheceu que a manutenção do centro histórico enfrenta desafios adicionais devido ao estado de algumas estruturas antigas. Ele mencionou que o governo tem buscado integrar diferentes secretarias para viabilizar projetos que contemplem as demandas específicas dessa região. “A revitalização do centro histórico é uma oportunidade de resgatar a importância cultural e econômica dessa área, mas isso exige um planejamento integrado e soluções que atendam às demandas atuais sem comprometer o patrimônio”, acrescentou.
Caminhabilidade e responsabilidade compartilhada
Ao abordar a questão das calçadas, Peres enfatizou que a responsabilidade pela manutenção é, legalmente, dos proprietários dos imóveis, mas destacou que a prefeitura pretende atuar em áreas estratégicas para garantir condições de mobilidade. Ele explicou que a Secretaria oferece assistência técnica para proprietários que desejam recuperar suas calçadas, além de priorizar investimentos públicos em regiões de maior fluxo, como paradas de ônibus, escolas e postos de saúde.
Peres também falou sobre os desafios encontrados nas periferias, onde a ausência de calçadas representa um obstáculo significativo para pedestres. Ele reconheceu que a falta de recursos impede uma atuação mais ampla e destacou que a prefeitura planeja iniciar intervenções em eixos estruturantes, priorizando áreas de alta demanda. “A caminhabilidade é um direito básico, e precisamos trabalhar para garantir que toda a população tenha acesso seguro ao espaço público, especialmente nas áreas periféricas, onde as condições são mais críticas”, afirmou.
Ciclovias e mobilidade sustentável
O secretário reconheceu que o sistema cicloviário de Pelotas avançou nos últimos anos, mas ainda enfrenta problemas estruturais. Ele apontou que muitas ciclovias apresentam falhas de drenagem e pavimentação, que comprometem sua durabilidade e segurança. A falta de continuidade no sistema viário também foi citada como um desafio importante, já que muitos trechos não são conectados adequadamente.
Peres destacou a necessidade de expandir o sistema cicloviário, mas com foco na qualidade e na segurança dos ciclistas. “Não basta apenas construir ciclovias; elas precisam ser seguras, bem sinalizadas e integradas ao restante da malha urbana. Nosso objetivo é criar um sistema que atenda às necessidades dos ciclistas e incentive mais pessoas a utilizarem a bicicleta como meio de transporte”, explicou. Ele mencionou que a prefeitura pretende trabalhar em conjunto com grupos de ciclistas para identificar prioridades e ajustar projetos às demandas da população.
Planos futuros
Para o futuro, o secretário apontou a importância de integrar obras de infraestrutura urbana com as demandas comunitárias. Ele explicou que os recursos provenientes de compensações urbanísticas, previstas no Estatuto das Cidades, serão utilizados para melhorar as condições de mobilidade e drenagem em áreas prioritárias. Essas intervenções, segundo ele, são fundamentais para mitigar os impactos de novos empreendimentos e garantir um desenvolvimento mais equilibrado da cidade.
Peres também destacou a necessidade de melhorar os processos de planejamento e execução das obras, buscando maior eficiência e transparência. “A participação da população será central na definição das prioridades do governo. Nosso objetivo é garantir que as intervenções atendam de forma prática e duradoura às necessidades de Pelotas, com foco em qualidade e uso responsável dos recursos públicos”, concluiu.
*Confira a entrevista completa no canal da RádioCom Pelotas no YouTube
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