Orgulho e Resistência: A 23ª Parada da Diversidade celebra Ancestralidade LGBTQIA+
Contraponto: "O ciclista ainda é muito invisível na cidade"
Na edição da última terça-feira (6) do Contraponto, Bruna Martins, integrante do coletivo “Pedal das Gurias”, falou sobre a iniciativa ligada ao incentivo da cultura das bicicletas entre as mulheres na cidade de Pelotas. Iniciado há cerca 5 anos, trabalha diversas questões sobre a segurança das ruas para ciclistas e participação das mulheres no universo das bikes.
Bruna destaca que a conscientização não deve se limitar só aos condutores e motoristas, mas também aos pedestres. “Faltam campanhas educativas. Os pedestres muitas vezes não esperam na calçada para atravessar a rua, eles esperam na ciclofaixa”.
Outro ponto citado como causador de acidentes é o fato de pedestres não olharem para os dois lados ao atravessar em vias de mão única, desconsiderando a possibilidade de algum ciclista passar pela rua. Como exemplo, Bruna cita a Marechal Floriano, rua de alta movimentação no centro de Pelotas, que apresenta situações de risco como essa para ciclistas.
“As campanhas educativas precisam acontecer porque a cultura da bike ainda é muito nova em Pelotas. O ciclista ainda é muito invisível na cidade”, declarou Bruna.
Questionada sobre a presença de ciclistas nas faixas dos carros mesmo em ambientes onde, supostamente, há espaços exclusivos para os condutores das bicicletas circularem, ela aponta os problemas na infraestrutura da cidade, em especial na ciclovia da Duque de Caxias, no bairro Fragata. “A ciclovia está totalmente inviável, cheia de buracos”, afirmou.
Em relação ao coletivo, a ciclista contou sobre o projeto “Bike Anjo”, que está em fase de planejamento. “A ideia é ir aos bairros e ensinar mulheres a andar de bicicleta para que se sintam seguras em dividir esse espaço”, disse Bruna ao destacar que o número de ciclistas mulheres ainda se mostra inferior ao dos homens devido a uma cultura perpetuada desde a infância.
A entrevista completa está disponível em nosso canal no Youtube.
0 comentários
Adicionar Comentário