Contraponto: Procissão em homenagem a São Jorge Ogum Guerreiro celebra fé e resistência
Contraponto: Procissão em homenagem a São Jorge Ogum Guerreiro celebra fé e resistência
A tradicional procissão em homenagem a São Jorge Ogum Guerreiro chega à sua quarta edição em Pelotas, reforçando a força da fé e da resistência das religiões de matriz africana. O evento acontece na próxima quarta-feira, dia 23 de abril, com concentração a partir das 19h30 na sede do Centro Espírita de Umbanda Cabocla Iara Ilê Africanista Iemanjá Bocí, na Balsa, e saída às 20h em direção ao monumento dedicado ao santo e orixá, situado na esquina da Rua Benjamin Constant com Conde de Porto Alegre.
Durante entrevista ao programa Contraponto, o babalorixá Flávio de Xangô e o pai Carlos Alberto D'Iemanjá destacaram a importância da celebração para a cidade, ressaltando o valor cultural, turístico e espiritual da homenagem. O evento é organizado pelo Grupo Amigos da Umbanda da Princesa do Sul.
Celebração de fé e resistência
O monumento a São Jorge Ogum Guerreiro, inaugurado em Pelotas, representa uma conquista histórica da comunidade afro-religiosa da cidade, simbolizando também uma reparação cultural e o reconhecimento da ancestralidade negra na formação do município.
"Essa procissão é um momento de fortalecimento da fé, de união entre religiões e de reafirmação dos nossos valores de respeito e de paz", destacou Pai Flávio. Ele também reforçou a ligação da homenagem com a luta contra o racismo e a intolerância religiosa, lembrando que Pelotas agora conta com um cartório especializado no atendimento a esses crimes.
O Cartório Especializado de Combate aos Crimes de Intolerância está instalado junto à Delegacia da Mulher, na Rua Barros de Cassal, 516, Bairro Areal. O local registra os casos encaminhados pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e garante direitos às vítimas de crimes praticados por preconceito, discriminação de raça, cor, etnia, religião, orientação sexual, identidade de gênero ou em razão de deficiência.
Atividades e trajetos
Além da principal procissão marcada para quarta-feira, 23 de abril, outras celebrações ocorrerão ao longo da semana em Pelotas. No dia 21 de abril, segunda-feira, duas importantes procissões também homenageiam São Jorge Ogum Guerreiro: uma na região do Areal e outra na Balsa.
No Areal, a concentração será às 19h, com saída às 20h da Cacimba, espaço histórico e simbólico para a cultura de matriz africana. Já na Balsa, a concentração será às 19h30 no Centro Espírita de Umbanda Cabocla Iara Ilê Africanista Iemanjá Bocí, com saída da procissão às 20h, conduzida pelo Corpo de Bombeiros.
No Areal, a concentração será às 19h, com saída às 20h da Cacimba, espaço histórico e simbólico para a cultura de matriz africana. Já na Balsa, a concentração será às 19h30 no Centro Espírita de Umbanda Cabocla Iara Ilê Africanista Iemanjá Bocí, com saída da procissão às 20h, conduzida pelo Corpo de Bombeiros.
Ancestralidade africana: novos passos rumo à reparação em Pelotas
Durante a entrevista, Pai Flávio de Xangô e Pai Carlos Alberto D'Iemanjá enfatizaram a importância do respeito às religiões de matriz africana, destacando ações que estão sendo construídas para reparar historicamente a ausência desse reconhecimento na cidade. Um dos exemplos citados foi o trabalho em torno do monumento de São Jorge Ogum Guerreiro e a luta para fortalecer o entendimento sobre o papel da ancestralidade africana na formação da identidade de Pelotas.
Eles também adiantaram que há um novo projeto em fase de preparação, relacionado à valorização da cultura afro-brasileira e à reparação histórica. Apesar de não entrarem em detalhes, informaram que será uma iniciativa "muito importante e histórica" para Pelotas, a ser anunciada oficialmente em breve.
Serviço
- 21 de abril — Procissão no Areal
Concentração: 19h na Cacimba do Areal
Saída da procissão: 20h
- 21 de abril — Procissão na Balsa
Concentração: 19h30 no Centro Espírita de Umbanda Cabocla Iara Ilê Africanista Iemanjá Bocí
Saída da procissão: 20h, conduzida pelo Corpo de Bombeiros
- 23 de abril — 4ª Procissão em homenagem a São Jorge Ogum Guerreiro
Concentração: 19h30 no Centro Espírita de Umbanda Cabocla Iara Ilê Africanista Iemanjá Bocí (Balsa)
Saída: 20h, conduzida pelo Corpo de Bombeiros
Trajeto: Francisco Lima, Rua 1, Paulo Guilayn, Estrada do Engenho, parada na Gruta das Mães da Balsa, Tiradentes, Garibaldi, Gomes Carneiro (parada no Corpo de Bombeiros), Rua 15 de Novembro, Conde de Porto Alegre, Coronel Alberto Rosa, nova parada na Gruta das Mães e caminhada final até o monumento de São Jorge Ogum Guerreiro
*Confira a entrevista completa no canal da RádioCom Pelotas no YouTube.
0 comentários
Adicionar Comentário