Bastidores do filme “Vó África” revelam desafios e potências de uma produção feita em Pelotas
Crimes violentos caem em Pelotas, mas violência doméstica mantém alerta
Apesar da redução histórica nos principais crimes violentos em Pelotas no primeiro trimestre de 2025, a violência doméstica segue como uma das maiores ameaças à segurança da população. Enquanto homicídios e roubos diminuíram nas ruas, dentro de casa, milhares de mulheres seguem enfrentando agressões e ameaças.
Os dados foram apresentados pelo Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social, durante reunião no Paço Municipal na última terça-feira (15).
Queda nos crimes, mas desafios persistem
Entre janeiro e março deste ano, Pelotas contabilizou apenas três casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) — uma queda de quase 90% em relação a 2017 e de 75% na comparação com 2024.
Outros crimes também apresentaram redução:
- Roubo a pedestre: de 825 casos (2017) para 91 (2025)
- Roubo a comércio: de 115 para 11
- Roubo de veículos: de 81 para 5
- Furto de veículos: de 125 para 23
- Roubo a residências: de 40 para 10
- Furto a residências: de 212 para 54
- Roubo a transporte público: de 71 para 2
Apesar dos avanços, a secretária de Governo, Miriam Marroni, destacou: “Os dados são bons, na realidade são excelentes, continuaremos com o Pacto Pelotas pela Paz, mas é preciso mais câmeras espalhadas pela cidade". Ela também lembrou da importância de manter ações focadas no combate à perturbação do sossego, especialmente em regiões como a avenida Duque de Caxias, no bairro Fragata.
Violência dentro de casa exige mais atenção
Em 2024, Pelotas registrou cerca de 3,1 mil ocorrências de violência doméstica. Os órgãos de segurança reforçaram a necessidade de fortalecer a rede de apoio às vítimas e estimular as denúncias, garantindo mais proteção às mulheres em situação de risco.
Serviço
Reunião do Observatório de Segurança Pública
Data: 15 de abril de 2025
Local: Paço Municipal de Pelotas
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Imagem: Ricardo Bandar/Secom
0 comentários
Adicionar Comentário