“Estamos afogadas em um caldo cultural de violência”, alerta pesquisadora da UCPel
Crise climática leva rede pública de saúde a capacitar equipes para emergências
Capacitação aborda saúde mental, justiça ambiental e estratégias de cuidado em contextos de desastre
Servidores da rede municipal de saúde iniciaram uma capacitação voltada à atuação em situações de emergência e desastres socioambientais. O curso, promovido em parceria entre a Fiocruz, o Ministério da Saúde e o Fórum Gaúcho de Saúde Mental, é realizado com apoio da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A formação tem como foco médicos, enfermeiros e demais profissionais vinculados ao SUS, com o objetivo de prepará-los para lidar com os impactos físicos, emocionais e sociais causados por eventos extremos, como os registrados na crise climática de 2024. Participam também servidores das cidades de Pedro Osório e Cerrito.
Encontros semanais até agosto
A capacitação acontece em cinco encontros semanais, sempre em dois turnos, no auditório da Escola Senac. O conteúdo inclui temas como mudanças climáticas e justiça ambiental, luto, saúde mental em abrigos, racismo ambiental, cuidado de populações vulnerabilizadas e estratégias coletivas e individuais de atenção psicossocial.
O curso faz parte do “Plano de intervenção nos casos de eventos climáticos extremos”, da Fiocruz, que está sendo implementado em parceria com municípios de todo o Brasil. Em Pelotas, a formação é conduzida por facilitadores selecionados pela instituição, incluindo profissionais de saúde mental e representantes de movimentos sociais locais.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
Imagem: Roberto Ribeiro/Secom
0 comentários
Adicionar Comentário