Orgulho e Resistência: A 23ª Parada da Diversidade celebra Ancestralidade LGBTQIA+
Darlene: cuidar a cidade com olhar feminino
Em 287 anos, o município de Rio Grande será administrado pela primeira vez por uma mulher. Darlene Pereira (PT), 62 anos, foi eleita neste domingo, com 49,13% dos votos válidos, superando a disputa com a dinastia da família Branco, que havia retomando o comando do município há quatro anos com o retorno de Fábio Branco (MDB) à prefeitura. “Nós mulheres de Rio Grande estamos fazendo história”, festejou nesta quinta-feira (10/10) a prefeita eleita em entrevista ao programa Edição da Manhã da RadioCom Pelotas.
Darlene destacou ainda que, dentre as 39 mulheres eleitas a prefeita no Rio Grande do Sul nesta eleição, é ela que tem mais idade. “Isso é bem importante, primeiro pela representação das mulheres e das mulheres mais velhas, que têm experiência e que podem colocar sua experiência à disposição da comunidade (...) E o resultado só aumenta ainda mais essa responsabilidade de ser quem vai cuidar da cidade com esse olhar feminino”, disse.
Darlene Pereira concorreu a prefeita pela primeira vez em 2020, quando obteve 34.768 votos, ficando em segundo lugar – atrás justamente do adversário que foi vencido quatro anos depois. Agora ela recebeu 48.141 votos. Porém, Darlene foi para a rua em campanha de uma forma inesperada. O candidato escolhido incialmente para liderar a Frente Popular (PT, PC do B, PV, PSB, PDT, PSD, Solidariedade e Avante) era Halley Lino de Souza, que desistiu da candidatura por causa de problema de doença. Darlene deixou a coordenação da campanha para ocupar a vaga de candidata a prefeita.
Mudança
A prefeita eleita disse que os resultados das urnas expressaram o desejo da população por mudanças na administração municipal, reconduzindo o PT à prefeitura, após quatro anos, e lembrando das duas gestões petistas seguidas com Alexandre Lindenmeyer (2013/2020). “O povo quer mais atenção aos bairros, mais atenção em áreas prioritárias como saúde e educação”, afirmou Darlene, anunciando que na tarde de quinta-feira teria a primeira reunião com o atual prefeito Fábio Branco para começar a tratar do processo de transição.
A expectativa em Rio Grande atualmente é que possa ocorrer a retomada de investimentos no Polo Naval, permitindo que o município recupere pelo menos em parte o desenvolvimento ocorrido entre 2005 e 2013. “O país conseguiu retomar essa questão do Polo Naval. Nós precisamos sim, pois Rio Grande tem um grande potencial, nós temos o maior dique da América Latina. Nós precisamos retomar isso. Eu já pedi para o deputado Alexandre (Lindenmeyer) para marque uma agenda com a Petrobras para que a gente possa mostrar o papel e a importância de Rio Grande”, ressaltou.
A Frente Popular em Rio Grande é uma composição ampla, com a participação de oito partidos. Darlene Pereira frisou que todos os partidos tiveram participação na formação do programa de governo e agora estarão representados na equipe de transição. “Depois desse diagnóstico da atual administração, nós iremos buscar os perfis adequados de cada um para compor o governo. A gente vai continuar trabalhando no diálogo e na construção coletiva”, completou.
A íntegra da entrevista de Darlene Pereira é possível acompanhar no canal do Youtube da RadioCom Pelotas.
Redação: Caldenei Gomes
Imagem: Arquivo YouTube RádioCom
0 comentários
Adicionar Comentário