Mais Recentes :

Dia Internacional contra o Racismo terá ações em escola do Dunas e no Centro

Dia Internacional contra o Racismo terá ações em escola do Dunas e no Centro

Em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, a Secretaria Municipal de Igualdade Racial (Smir) realiza nesta sexta-feira duas ações voltadas à conscientização da população. A primeira será uma atividade educativa na EMEF Jornalista Deogar Soares, no bairro Dunas, e a segunda ocorrerá no Calçadão do Centro, com entrega de material informativo sobre como identificar e denunciar crimes de racismo.

As ações têm como objetivo reforçar o combate ao racismo estrutural, orientar a população sobre os seus direitos e fomentar o debate sobre igualdade racial nos espaços públicos e educacionais.

Educação, história e orientação jurídica

A partir das 8h30, estudantes e profissionais da EMEF Deogar Soares participarão de uma roda de conversa com o secretário de Igualdade Racial, Júlio Domingues, que apresentará o funcionamento da pasta e sua atuação em Pelotas.

Em seguida, os acadêmicos de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Misael dos Anjos e Émerson Gerard — também assessor da vice-prefeita Daniela Brizolara — conduzirão uma palestra sobre racismo estrutural. A apresentação faz parte do projeto de extensão Negritude na História, criado para aproximar estudantes e comunidade das raízes históricas e sociais da luta antirracista.

Encerrando a atividade na escola, a advogada e mestranda Isadora Cardoso Caleiro apresentará um folheto educativo produzido pela Smir, com orientações sobre como agir diante de situações de racismo e injúria racial. O material será distribuído também à população, em uma ação programada para as 11h no Chafariz do Calçadão.

Sobre a data

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela ONU em memória ao massacre de Sharpeville, ocorrido em 1960, na África do Sul, quando 69 pessoas foram assassinadas por protestar contra as leis segregacionistas do apartheid. A data tornou-se símbolo da luta global contra o racismo.

No Brasil, o 3 de julho marca o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, em referência à aprovação da Lei Afonso Arinos (1951), que tornou a discriminação racial uma contravenção penal.

Serviço

O que: Ações da Secretaria de Igualdade Racial no Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Quando: Sexta-feira, 21 de março de 2025

Atividades:

– 8h30: Palestras e roda de conversa na EMEF Jornalista Deogar Soares (bairro Dunas)

– 11h: Distribuição de folhetos informativos no Chafariz do Calçadão, Centro

*Com informações da Prefeitura de Pelotas


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia