Mais Recentes :

Edição da Manhã: Sanep explica efeitos de decreto emergencial contra alagamentos

Edição da Manhã: Sanep explica efeitos de decreto emergencial contra alagamentos

Nesta terça-feira, 8 de abril, o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), Ellemar Wojahn, concedeu entrevista ao programa Edição da Manhã para explicar os impactos e objetivos do decreto de emergência 7.013/2025, que foi assinado no dia anterior pelo prefeito Fernando Marroni. O decreto foi motivado pelos transtornos causados pelas chuvas intensas no final de março e início de abril, que resultaram em alagamentos em diversos pontos da cidade.

Durante a entrevista, Ellemar detalhou as medidas que estão sendo tomadas para mitigar os efeitos das chuvas e melhorar a drenagem urbana, incluindo ações emergenciais de limpeza, contratação de serviços e parcerias com o setor privado.

Decreto busca agilizar resposta a alagamentos

O diretor do Sanep explicou que o decreto tem caráter preventivo e visa dar mais agilidade à prefeitura e ao próprio Sanep na contratação de serviços emergenciais. “É um decreto de nível 1, que não busca recursos do Estado ou da União, mas permite contratações mais rápidas e simplificadas para limpeza de canais e bueiros”, afirmou.

Wojahn destacou que, desde o início da atual gestão, o Sanep tem investido na dragagem dos macrocanais próximos às casas de bomba. No entanto, os temporais recentes demonstraram a necessidade de ações mais efetivas, especialmente em áreas críticas da cidade. Atualmente, Pelotas possui cerca de 40 km de canais, dos quais apenas 12 km foram limpos até agora.

Diagnóstico e principais problemas identificados

Segundo Ellemar, o sistema de drenagem de Pelotas sofre com limitações estruturais e também com obstruções causadas por descarte irregular de resíduos. “Temos em torno de 40 pontos de alagamento recorrentes na cidade. Mesmo com o sistema limitado, em até duas horas após a chuva as águas recuam, o que mostra que, com limpeza adequada, ele ainda pode funcionar melhor”, explicou.

Além disso, o diretor do Sanep alertou para os danos causados por lixo descartado nos canais e bocas de lobo. Em uma das estações de bombeamento, roupas e pedaços de madeira chegaram a danificar equipamentos. “Infelizmente, canais viraram locais de descarte. Isso tranca o sistema e causa prejuízos”, lamentou.

Limpeza noturna e cronograma emergencial

Para enfrentar o problema dos bueiros entupidos, principalmente no centro da cidade, a equipe do Sanep planeja realizar a limpeza com caminhões hidrojato durante a noite, evitando transtornos no trânsito. O plano de trabalho emergencial deve começar dentro de 14 dias, com expectativa de conclusão parcial antes da chegada do inverno.

“Esperamos que em duas ou três semanas os contratos estejam firmados. O decreto nos dá um prazo de seis meses para atuação, mas queremos ter melhorias significativas já na entrada do inverno”, afirmou.

Casos específicos e obras estruturais

Durante a entrevista, Ellemar comentou situações pontuais, como o alagamento na avenida São Francisco de Paula, que teria sido causado por raízes de árvores que obstruíram uma tubulação. A solução será a abertura da rede e a supressão das árvores problemáticas.

Além disso, o canal do Pepino, que já havia sido tema de entrevista anterior, teve contrato de restauração assinado recentemente, com investimento de R$ 500 mil. A obra será iniciada assim que as condições climáticas permitirem.

Parcerias com a iniciativa privada

O diretor do Sanep também anunciou acordos com construtoras para viabilizar obras de drenagem em bairros como Cruzeiro e Gotuzzo. As intervenções, previstas para os próximos dias, também contam com investimentos na ordem de R$ 500 mil.

“Estamos buscando essas parcerias porque há situações que exigem obras mais profundas. A legislação prevê que construtoras contribuam com melhorias no entorno de seus empreendimentos, e estamos colocando isso em prática”, destacou.

Confira a entrevista completa no canal da RádioCom Pelotas no YouTube.

Imagem: Leonardo Cardoso/RádioCom Pelotas



0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia