Mais Recentes :

Elas na Ciência destaca protagonismo feminino na produção acadêmica

Elas na Ciência destaca protagonismo feminino na produção acadêmica

Com o objetivo de valorizar a atuação de mulheres pesquisadoras no meio científico, o Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero (D’Generus) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove nesta segunda-feira (17) o evento Elas na Ciência. A atividade marca o mês da mulher e abre uma série de encontros presenciais e virtuais voltados à divulgação da ciência feita por mulheres.

A programação será realizada no Auditório do CEHUS (Rua Alberto Rosa, 117), em dois horários: das 13h30 às 14h45 e das 19h às 20h15. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.

Produção científica com perspectiva de gênero

Coordenado pela professora Márcia Alves, da Faculdade de Educação da UFPel, o grupo D’Generus reúne pesquisadoras e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. O núcleo atua em ensino, pesquisa e extensão com foco em questões de gênero e diversidade.

“Somos várias, somos muitas, e todas somos cientistas. Estamos fazendo ciência”, afirma Márcia, que abrirá o evento apresentando o trabalho do grupo e sua trajetória como pesquisadora na área de educação. Sua fala abordará temas como trabalho e feminização das profissões, com base em pesquisas (auto)biográficas com mulheres.

Pesquisas em destaque

Durante o evento, outras cientistas vinculadas à UFPel e instituições parceiras apresentarão seus estudos. Conheça os destaques:

- Renata Kabke Pinheiro (UFPel - Letras): apresentará sua pesquisa de pós-doutorado sobre livros com protagonistas femininas que se tornaram best-sellers durante a pandemia de 2020, analisando como essas obras influenciaram os discursos sobre as mulheres em tempos de crise.

- Juliana Bittencourt (IFSul): compartilha sua pesquisa de doutorado em Educação sobre trajetórias de mulheres estudantes do PROEJA no curso técnico de Edificações do Campus Pelotas, com ênfase em questões de gênero na educação profissional.

- Lissette Arévalo (pesquisadora equatoriana): apresenta reflexões de sua pesquisa de pós-doutorado na UFPel, com foco em mulheres indígenas artesãs no Equador e a relação entre artesanato, feminismo decolonial e memória.

- Silvia Trisch (UFPel - doutoranda em Educação): aborda a presença de mulheres em ambientes de ciência e inovação, a partir de um recorte de gênero sobre inventoras da UFPel e os desafios enfrentados por elas.

- Silvana Moreira (UFPel - História): apresenta estudo sobre mulheres radialistas na RádioCom, a partir da metodologia da História Oral. A pesquisa destaca a trajetória de oito profissionais em um ambiente tradicionalmente masculino.

- Visibilidade e equidade no meio acadêmico

O evento busca não apenas divulgar as pesquisas realizadas por mulheres, mas também promover reflexões sobre a presença feminina na ciência, suas contribuições e os desafios ainda enfrentados em um meio historicamente desigual.

A iniciativa é uma parceria com os cursos de Pedagogia da UFPel e pretende ser o ponto de partida para uma série de atividades que integrarão debates, oficinas e rodas de conversa ao longo do ano.

*Com informações da UFPel


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia