Mais Recentes :

Estudantes do IFSul vão desenvolver intervenções culturais no Centro Histórico de Pelotas

Estudantes do IFSul vão desenvolver intervenções culturais no Centro Histórico de Pelotas

Projetos incluem projeções e exposições em prédios históricos, com apoio da Prefeitura e foco na valorização do patrimônio

Trinta e um estudantes do curso de Design do IFSul – Câmpus Pelotas estão desenvolvendo propostas de intervenção urbana voltadas ao Centro Histórico da cidade. A ação integra o projeto de extensão Design de Intervenção Urbana, que busca promover o diálogo entre ensino, cultura e o cotidiano da população, com foco na valorização do patrimônio material e imaterial de Pelotas.

Na última semana, os alunos participaram de reuniões com representantes da Secretaria de Cultura (Secult) e da Prefeitura, em encontros realizados na Casa Dois e na sede da administração municipal. As conversas fazem parte da etapa de diagnóstico do projeto, e serviram para que os estudantes compreendessem melhor as demandas culturais e urbanas do município — o que permitirá alinhar as propostas às necessidades da comunidade local.

Projeções e exposições abertas ao público

Cinco projetos serão desenvolvidos com apoio institucional da Prefeitura, incluindo infraestrutura e equipamentos como projetores, telões e caixas de som. A previsão é de que três grupos realizem projeções em prédios históricos, como o Theatro Sete de Abril e a Travessa Ismael Soares, no dia 28 de junho. Outros dois grupos devem organizar exposições fixas nas salas Inah Costa e Antônio Caringi, da Secult, com visitação prevista até 15 de julho.

“O trabalho dos estudantes vai além da experimentação artística — é uma escuta ativa da cidade, que propõe reflexões sobre a relação entre espaço urbano, memória e pertencimento”, destacou Daniel Amaro, diretor de Manifestações Populares da Secult.

Educação pública como agente cultural

Com coordenação de 10 professores, o projeto é uma iniciativa do IFSul que reforça o papel da universidade pública como articuladora de saberes e práticas no território. A proposta também demonstra abertura da Secretaria de Cultura a parcerias com instituições de ensino, aproximando a formação acadêmica das vivências da cidade.

Além da equipe da Secult, a reunião contou com a presença de Helenira Brasil, representando o gabinete da vice-prefeita.

Serviço

O que: Projeto de extensão “Design de Intervenção Urbana”

Quem participa: 31 estudantes do curso de Design do IFSul – Câmpus Pelotas

Atividades previstas:

– Projeções em prédios históricos: 28 de junho

– Exposições na Secult: até 15 de julho

Apoio institucional: Secretaria de Cultura de Pelotas


Fonte: Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) / Prefeitura de Pelotas

Imagem: Divulgação


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia