Mais Recentes :

Exposição celebra trajetória de Jorge Ari, ícone do Carnaval

Exposição celebra trajetória de Jorge Ari, ícone do Carnaval

O legado de Jorge Ari Moreira da Rosa, que foi Rei Momo por 12 anos, será celebrado na exposição "Rei Momo Jorge Ari no Reinado do Carnaval Pelotense", que abre nesta quarta-feira, 23 de abril, na sede da Secretaria de Cultura (Secult). A mostra poderá ser visitada até 23 de maio, com entrada gratuita, na sala Antônio Caringi, na Casa Dois, localizada na Praça Coronel Pedro Osório, nº 2, térreo.

Fotos, recortes de jornais, fantasias e adereços usados por Jorge Ari estarão em exposição para resgatar e valorizar sua história no Carnaval local. O acervo inclui materiais cedidos pelo Museu do Percurso Negro de Pelotas e pelo radialista Marcus Fonseca, com autorização da família do homenageado.

Resgate da cultura popular

A secretária de Cultura, Carmem Vera Roig, destaca a importância do evento. “A exposição resgata e celebra a memória do Rei Momo como símbolo da cultura popular. Valorizamos a trajetória de Jorge Ari e reforçamos a identidade e o patrimônio imaterial da cidade", afirma.

O projeto é uma iniciativa da Secult, coordenada por Daniel Amaro, em parceria com o Museu do Percurso Negro e o Laboratório de Museologia Colaborativa (CoLab), do curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com apoio da Câmara de Vereadores e do Programa Sempre É Carnaval.

Diálogo com o Carnaval e a comunidade

Segundo a museóloga Andréa Cunha Messias, autora do projeto expográfico, a exposição pretende estreitar o diálogo com escolas de samba e blocos burlescos. “Além de apresentar a coleção já catalogada, a mostra busca abrir espaço para novas contribuições da comunidade carnavalesca sobre o reinado de Jorge Ari”, explica.

O projeto conta com a coordenação geral da professora Dra. Rita Juliana Soares Poloni e participação dos estudantes Thiago Barwäldt Cardozo e Guilherme Mantovani Magalhães.

Quem conviveu com Jorge Ari pode colaborar enviando relatos ou imagens para o e-mail: mpopsecult@gmail.com. O material poderá integrar a exposição.

Serviço

O quê: Exposição "Rei Momo Jorge Ari no Reinado do Carnaval Pelotense"

Quando: De 23 de abril a 23 de maio de 2025

Onde: Sala Antônio Caringi, Casa Dois – Praça Coronel Pedro Osório, nº 2 (térreo)

Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h (horário de funcionamento da Secult)

Entrada: Gratuita

Abertura oficial: 23 de abril, às 11h


Fonte: Prefeitura de Pelotas/Secult

Imagem: Divulgação/Secult e CoLab/UFPel


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia