Lesões bucais podem revelar violência doméstica, aponta pesquisa da UFPel
Exposição no IFSul retrata o cotidiano e as vivências de alunos da EJA por meio da fotografia
A Galeria de Arte do IFSul Câmpus Pelotas recebe até o dia 31 de julho a exposição "Assim vejo o mundo", que apresenta fotografias e cartazes produzidos por estudantes do 2º ano do curso técnico em Edificações, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto busca refletir sobre os diferentes espaços e experiências que moldam a vida dos alunos: o trabalho, a escola, a família e as relações sociais.
Organizada pelo professor de filosofia Nei Fonseca, com apoio da Coordenadoria de Atividades Culturais (Coac), a mostra foi aberta oficialmente nesta terça-feira (15), com apresentação musical do professor Marco Fragoso e depoimentos dos próprios participantes
Fotografia como linguagem e expressão
A proposta parte da ideia de que a linguagem — seja ela verbal ou visual — é uma forma ativa de criar sentido. Para o professor Nei Fonseca, a fotografia é mais do que um registro da realidade: é uma forma de expressão que revela tanto o mundo quanto quem o observa. "Uma fotografia nunca é neutra. Ela escolhe, recorta, enquadra, privilegia, silencia, diz. Ao fazer isso, revela também quem a produziu. Produzir imagens ou textos é também produzir a si mesmo", destaca o docente.
Fonseca também ressalta o papel da escola como espaço de resistência e construção coletiva. "Em tempos de dissolução do comum, dar visibilidade a essas vidas é um ato político. A escola é um dos últimos territórios do comum — onde o sujeito pode dizer ‘eu’ sem esquecer o ‘nós’", complementa.
A exposição é fruto do envolvimento direto dos estudantes, que colocaram em suas produções suas vivências, perspectivas e reflexões.
Serviço
O quê: Exposição "Assim vejo o mundo"
Quando: Até 31 de julho
Onde: Galeria de Arte do IFSul – Câmpus Pelotas (saguão em frente à direção-geral)
Horário: Durante o horário de funcionamento do câmpus
Fonte: IFSul
Imagem: Paulo Pinto/Agência Brasil
0 comentários
Adicionar Comentário