Mais Recentes :

Exposição sobre Jorge Ari resgatará memória do Carnaval de Pelotas

Exposição sobre Jorge Ari resgatará memória do Carnaval de Pelotas

A trajetória de Jorge Ari Moreira da Rosa, um dos mais icônicos Reis Momo do Carnaval de Pelotas, será celebrada na exposição “Jorge Ari no Reinado do Carnaval Pelotense”. A mostra será inaugurada no dia 23 de abril, na sala Antônio Caringi, na sede da Secretaria de Cultura (Secult), durante a semana do Carnaval de Passarela.

A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Pelotas, por meio da Secult, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Museu do Percurso Negro.

Comunidade pode contribuir com fotos e recortes

A Secult está convidando a população a colaborar com a exposição, enviando fotos, reportagens e outros materiais de acervo pessoal sobre Jorge Ari. O envio pode ser feito pelo e-mail mpopsecult@gmail.com. As contribuições podem ser incorporadas à mostra.

Jorge Ari faleceu em 1999, aos 35 anos, vítima de um infarto. Ele foi Rei Momo de Pelotas por 12 anos e é lembrado como símbolo de alegria e irreverência do carnaval local.

Montagem envolve museologia colaborativa e acervo pessoal

A exposição reúne diferentes apoios e acervos. O Museu do Percurso Negro cedeu materiais históricos, o radialista Marcus Fonseca emprestará fantasias usadas por Jorge Ari, e o Laboratório de Museologia Colaborativa (CoLab/UFPel) está auxiliando na recuperação e tratamento de peças e documentos. A iniciativa tem apoio da Câmara Municipal de Pelotas.

A curadoria do material também conta com autorização da irmã do homenageado, Eva Maria.

Serviço

O quê: Exposição “Jorge Ari no Reinado do Carnaval Pelotense”

Quando: Abertura em 23 de abril

Onde: Sala Antônio Caringi – Casa Dois (Sede da Secult)

Contribuições: fotos e recortes podem ser enviados para mpopsecult@gmail.com


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia