Mais Recentes :

Feminicídios em alta mobilizam rede de proteção às mulheres em Pelotas

Feminicídios em alta mobilizam rede de proteção às mulheres em Pelotas

Diante do aumento alarmante de feminicídios no Rio Grande do Sul, entidades e representantes do poder público se reuniram nesta terça-feira (22) no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Claudia Pinho Hartleben (Cram), em Pelotas. O encontro marcou a primeira reunião do ano da rede municipal de enfrentamento à violência contra a mulher.

A ação foi promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, com participação de membros do Executivo, Legislativo, movimentos sociais e instituições que atuam na prevenção e combate à violência doméstica.

Cenário preocupa autoridades

O encontro foi motivado pelos dados recentes da Segurança Pública: entre os dias 18 e 21 de abril, período que incluiu os feriados da Páscoa e de Tiradentes, dez feminicídios foram registrados no Estado, um deles ocorrido na manhã de segunda-feira (21), no bairro Liberdade, em Pelotas. Só na Sexta-feira Santa, seis mulheres foram assassinadas por companheiros ou ex-companheiros.

Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Marielda Medeiros, o fortalecimento da rede de enfrentamento é fundamental.

“A violência doméstica constitui um ciclo vicioso que pode ocasionar em feminicídio. Romper esse ciclo exige uma rede eficaz de apoio, com medidas protetivas, acolhimento socioassistencial e suporte jurídico, psicológico e social às vítimas”, afirmou.

Atuação local

Em Pelotas, a Secretaria de Políticas para as Mulheres articula ações contínuas para estruturar e fortalecer o atendimento, com foco em resultados concretos. O trabalho é integrado e envolve diversos setores, com atenção especial à escuta qualificada e ao acompanhamento das vítimas.

O que é feminicídio

Feminicídio é o assassinato de uma mulher motivado por questões de gênero — geralmente relacionado à violência doméstica e familiar. A prática foi tipificada no Brasil pela Lei nº 13.104/2015 como uma forma de homicídio qualificado.

Como denunciar

Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados de forma anônima e gratuita pelos seguintes canais:

- Central de Atendimento à Mulher: Ligue 180

- Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM): Rua Barros Cassal, 516 – Bairro Areal

- Emergências: Ligue 190 (Brigada Militar) ou 153 (Guarda Municipal)

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Imagem: Divulgação


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia