A cidade como galeria: estudantes ocupam as ruas com arte que escapa dos museus e toca o cotidiano
Fenadoce tem ação contra o racismo com distribuição de materiais e orientação ao público
Atividade no estande institucional apresenta canais de denúncia e estratégias de enfrentamento à discriminação racial
Visitantes da Fenadoce estão recebendo orientações sobre como identificar e denunciar casos de racismo. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Igualdade Racial no estande institucional da Feira e inclui distribuição de materiais informativos e indicação de canais oficiais de denúncia.
A proposta é ampliar o acesso da população às ferramentas de enfrentamento ao racismo, tanto para quem sofre quanto para quem presencia as situações. O público também tem acesso a materiais com orientações técnicas voltadas ao atendimento de famílias indígenas e ao trabalho de psicólogos em contextos de relações étnico-raciais.
Material educativo e acolhimento
Entre os materiais distribuídos estão folhetos explicativos sobre atos discriminatórios, informações sobre o que configura racismo e como proceder diante de agressões. A ação também busca divulgar o papel da Secretaria na construção de políticas públicas de valorização das comunidades negra, quilombola e indígena.
Criada em 2025, a Secretaria de Igualdade Racial é a única com esse perfil em toda a Região Sul do país e atua na formulação de estratégias para combater o racismo estrutural e promover a equidade racial no município.
Outras ações previstas no estande
Nesta sexta-feira (25), a programação no estande inclui a participação da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), a partir das 18h, com o projeto “Quem Luta Não Briga”, que promove o taekwondo como ferramenta de transformação social. Também haverá sessão da Hora do Conto e a presença do gabinete do prefeito durante o turno da tarde.
A Fenadoce segue até o dia 3 de agosto, e a programação completa das ações no estande institucional pode ser acompanhada pelas redes sociais e site oficial da Feira.
Fonte: Secretaria de Igualdade Racial (Smir)
Imagem: Manuela Santos/Secom
0 comentários
Adicionar Comentário