Pix parcelado será lançado em setembro e terá mais duas novas funções até 2026
Festa de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes movimenta Pelotas no próximo fim de semana
A Prefeitura de Pelotas divulgou a programação completa das festividades em homenagem a Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes, que ocorrerão no próximo fim de semana em quatro localidades do município: Colônia de Pescadores Z3, Balneário dos Prazeres (Barro Duro), Laranjal, bairro da Balsa e Quadrado (zona do Porto). O evento, que integra tradições católicas e de matriz africana, é um dos mais importantes do calendário cultural e religioso da cidade, atraindo milhares de devotos e turistas.
O prefeito Fernando Marroni confirmou presença e destacou a importância da celebração. “No próximo final de semana, celebraremos as tradicionais festividades religiosas que movimentam diversos municípios do nosso Estado, saudando Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá. Que as águas que animam os povos tragam muitas bênçãos e protejam nossas famílias”, afirmou.
Estrutura e segurança garantidas
Para garantir o sucesso do evento, a Prefeitura mobilizou diversas secretarias, incluindo Urbanismo, Cultura, Saúde, Segurança, Igualdade Racial, Transporte e Trânsito, Qualidade Ambiental e Serviços Urbanos e Infraestrutura. Entre as ações realizadas estão roçadas, limpeza de vias, reforma de praças, substituição de brinquedos e melhorias na iluminação pública. No Balneário dos Prazeres, por exemplo, foram instaladas novas tomadas e luminárias, além de aumentada a potência de pontos de luz.
O Departamento de Iluminação Pública (DIP) também atuou no Quadrado e na Balsa, com a troca de lâmpadas e instalação de tomadas. A Colônia Z3, uma das localidades mais afetadas pela maior enchente da história do município, recebeu um mutirão de limpeza e revitalização, em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Rural e Qualidade Ambiental, além do Sanep.
Reforço no transporte
A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) garantiu reforço nas linhas de ônibus com destino ao Balneário dos Prazeres a partir da noite de sábado (1º) e durante todo o domingo (2). Na madrugada de domingo, também haverá horários disponíveis no sentido bairro-centro. Os horários podem ser conferidos no site portalprati.com.br.
Programação diversificada
A festa terá início no sábado (1º), com procissões por terra e água, homenagens a Iemanjá e cultos religiosos. No domingo (2), a programação inclui missa celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Jacinto Bergman, almoço comunitário na Colônia Z3, procissão por água e apresentações artísticas na praça de alimentação. O encerramento será com uma serenata para Maria na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, no Valverde.
Confira a programação completa:
67ª Festa de Iemanjá
- 1º de fevereiro (sábado)
20h: Procissão da Associação dos Moradores da Balsa (saída: Centro Cabocla Guacira)
20h: Procissão da Federação Sul-riograndense de Umbanda (saída: Sede da Federação)
21h: 4ª Homenagem à Mãe Iemanjá (Gruta das Mães, Cais do Quadrado)
22h: Recepção da imagem de Iemanjá e culto religioso (Gruta do Balneário dos Prazeres)
- 2 de fevereiro (domingo)
14h: 4ª Homenagem à Mãe Iemanjá (Gruta das Mães, Cais do Quadrado)
16h: Procissão pelo Canal São Gonçalo e encontro das duas imagens (saída: Balneário dos Prazeres)
93ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
- 1º de fevereiro (sábado)
17h: Carreata (saída: Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, Valverde)
19h30: Procissão luminosa pelas ruas da Colônia Z3
- 2 de fevereiro (domingo)
10h: Santa Missa celebrada por Dom Jacinto Bergman (Colônia Z3)
12h: Almoço comunitário (Colônia Z3)
14h: Oração do Rosário (Igreja do Porto)
15h: Procissão por água e encontro das duas imagens (Colônia Z3)
16h30: Apresentação artística na praça de alimentação (Colônia Z3)
19h: Santa Missa e Serenata para Maria (Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, Valverde)
A festa, que une fé, cultura e tradição, promete emocionar os participantes e reforçar a importância do sincretismo religioso na identidade cultural de Pelotas.
0 comentários
Adicionar Comentário