Mais Recentes :

Festival Sofá na Rua - Fronteiras artísticas acontece em Pelotas no próximo domingo (08)

Festival Sofá na Rua - Fronteiras artísticas acontece em Pelotas no próximo domingo (08)

O I Festival Sofá na Rua - Fronteiras Artísticas surge como resultado da articulação em rede de equipes atuantes em quatro territórios fronteiriços do Rio Grande do Sul: Pelotas, cidade que deu origem ao movimento Sofá na Rua, e as cidades de Jaguarão/Rio Branco, Chuí/Chuy e Bagé/Aceguá, que fazem fronteira com o Uruguai.

Em Pelotas, onde o movimento Sofá na Rua tem acontecido de forma ininterrupta desde 2012, já foram realizadas mais de 100 edições gratuitas e ao ar livre. Ao longo dessa trajetória, consolidou-se uma equipe formada por artistas, técnicos, produtores e gestores culturais, funcionando com uma gestão horizontal e democrática. O movimento busca transformar os espaços públicos, promovendo narrativas que celebram a diversidade poética e estética por meio de espetáculos musicais, cênicos, mostras audiovisuais e outras manifestações artísticas, sempre com foco no apoio à pluralidade de ideias, à arte autoral e à democratização do acesso à cultura.

A partir das práticas desenvolvidas em Pelotas, o Sofá na Rua se expandiu para além das fronteiras locais, dando origem à Rede Sofá na Rua Brasil, que conecta cidades de três estados: RS (Pelotas, Jaguarão, Chuí, Bagé), MG (Frutal, Itabira) e RJ (Resende). Essa expansão transformou o movimento em uma tecnologia cultural que vai além da realização de eventos e festivais, impactando também a formação, capacitação e profissionalização de equipes, além do mapeamento de artistas e agentes culturais desses territórios.

O projeto valoriza especialmente o protagonismo feminino, com equipes geridas exclusivamente por mulheres. Além disso, incorpora uma equipe de acessibilidade, inclusão e diversidade, que acompanhou todas as etapas de produção do festival, garantindo que a arte seja acessível a todas as pessoas, independentemente de suas condições ou identidades.

A equipe de Pelotas atua como coordenação e suporte, desempenhando um papel fundamental nos três territórios fronteiriços participantes, onde já existem equipes locais e edições realizadas. O formato itinerante do festival, que percorre quatro cidades consecutivamente, visa criar um corredor cultural, tendo Pelotas como elo entre as fronteiras. Isso facilita a circulação de músicos e bandas entre as cidades participantes, promovendo intercâmbios culturais.

O I Festival Sofá na Rua - Fronteiras Artísticas já passou por Jaguarão e Chuí. No dia 8 de dezembro, chega a Pelotas, no espaço Quadrado, para celebrar a integração dos saberes e fazeres dos territórios envolvidos. O encerramento ocorre no dia 15 de dezembro, em Bagé, onde o festival assume oficialmente seu formato itinerante.

A curadoria musical em Pelotas é fruto de uma colaboração entre os quatro territórios, reunindo artistas locais e representantes das demais fronteiras. Além disso, o festival incentiva a formação de público para as artes cênicas, integrando à programação dois espetáculos vindos de Porto Alegre.

O I Festival Sofá na Rua - Fronteiras Artísticas é uma realização conjunta da Coordenação da Rede Sofá na Rua - Eixo Sul e do Instituto Hélio de Angola, responsável pela proposição do projeto.

Projeto financiado por recursos da Lei Complementar nº 195/2022, apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria da Cultura do Estado.


Texto de: Assessoria de imprensa

Imagem: Ridley Madrid


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia