Cortejo artístico percorre Centro Histórico de Pelotas neste sábado com sarau cênico
GAMP estreia programa na RádioCom nesta terça com participação de Myryam Viegas, coordenadora do CRAM
O Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas (GAMP) estreia nesta terça-feira, 1º de abril, o programa “GAMP na Rádio”, em parceria com a RádioCom 104.5 FM. A iniciativa vai ao ar das 16h às 17h50 e será transmitida sempre nas primeiras terças-feiras de cada mês, com foco na divulgação de informações públicas, relatos de atuação feminista e debates sobre políticas voltadas às mulheres.
A estreia terá como convidada especial a coordenadora do CRAM, Myryam Viegas, que vai abordar a importância do novo momento vivido pelo município com a inauguração da sede unificada da Secretaria das Mulheres e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), ocorrida nesta segunda-feira (31).
Um novo espaço de escuta, troca e mobilização
O programa nasce de um convite feito por DJ Helô durante uma entrevista recente do GAMP no programa Cotidianos, da própria RádioCom. A proposta foi prontamente aceita pelo grupo, que celebra 33 anos de atuação em Pelotas e agora passa a ocupar um espaço mensal na grade da emissora.
De acordo com Eva Santos, integrante do GAMP, a ideia é ampliar o diálogo com a comunidade e fortalecer as redes de apoio às mulheres. “Queremos compartilhar nossas ações, discutir projetos de lei, falar sobre políticas públicas e lembrar a importância da organização coletiva. O programa também será um espaço de escuta e acolhimento”, afirma.
O "GAMP na Rádio" é mais uma frente da atual gestão do grupo, que também realiza ações como o projeto GAMP nas Praças, com encontros presenciais em diferentes regiões da cidade. Na rádio, o coletivo pretende abordar temas como violência de gênero, saúde da mulher, legislação, histórias de resistência e estratégias de enfrentamento.
Nova sede da Secretaria da Mulher e CRAM fortalece rede de proteção
Na véspera da estreia do programa, Pelotas deu um passo importante no enfrentamento às violências de gênero com a inauguração da nova sede da Secretaria das Mulheres, que agora funciona no mesmo prédio do CRAM, localizado na Rua Dom Pedro II, 813. O espaço oferece acolhimento psicológico, social e jurídico a mulheres em situação de violência, além de formular e implementar políticas públicas de igualdade de gênero.
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Fernando Marroni reafirmou que as pautas de gênero são prioridade da gestão, enquanto a vice-prefeita Daniela Brizolara destacou a importância simbólica e prática do novo espaço para a cidade. A coordenadora do CRAM, Myryam Viegas, também presente, celebrou o momento como fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres.
Texto de: Redação
Imagem: Dj Helô/Fio da Navalha
0 comentários
Adicionar Comentário