Pesquisa revela que 3 em cada 10 entregadores enfrentam insegurança alimentar
Grupos de teatro iniciam construção coletiva da programação do Dia Mundial do Teatro
Representantes de 13 grupos teatrais e artistas independentes se reuniram na manhã desta segunda-feira (17), na Casa Dois, para planejar ações em alusão ao Dia Mundial do Teatro e ao Dia Nacional do Circo, celebrados em 27 de março. O encontro, convocado pela Secretaria de Cultura (Secult), marcou o início da construção coletiva de uma programação que pretende ocupar espaços públicos e ampliar o acesso à arte na cidade.
Durante a reunião, foram propostas atividades como um aulão de teatro para iniciantes, apresentações de esquetes em diferentes locais e um cortejo artístico pelas ruas de Pelotas. Também está prevista uma reunião aberta da classe teatral na Esplanada do Theatro Sete de Abril. A programação completa será divulgada nos próximos dias, após definição e confirmação de todas as ações.
Semana do Teatro pode integrar calendário cultural a partir de 2026
Uma das propostas surgidas no encontro foi a criação de uma Semana do Teatro em Pelotas, a partir de 2026, com programação fixa no mês de março. A ideia busca consolidar e fortalecer as atividades teatrais na cidade, ampliando a visibilidade da produção local.
A secretária de Cultura, Carmem Vera Roig, destacou a importância do momento para a articulação do setor. “A reunião com os teatreiros foi um marco importante para fortalecer o diálogo e a colaboração na busca de promover o desenvolvimento e a valorização dessa expressão artística”, afirmou.
Reunião teve ampla participação da cena teatral local
Conduzida por Carmem e pelos diretores da Secult, Alexandre Mattos (Planejamento e Projetos) e Daniel Amaro (Manifestações Populares), a reunião contou com presença expressiva da cena teatral pelotense.
Participaram representantes dos grupos Cem Caras de Teatro, Você Sabe Quem (VSQ), Coletivo Khaos, Studio Atores, Coletivo Girariso, Arteiro Edições, Cia Amplitude, Tadipalhaçada, Akoma Cia Teatral, Grupo Entremez de Teatro, Grupo Oficina de Teatro, Casa de Brinquedos, Grupo de Teatro Gatos Pelados (Colégio Pelotense), além do Núcleo de Teatro da UFPel.
Também estiveram presentes a atriz Marcia Monks, representando o Movimento Nacional de Artistas Trans (Monart), o ator Cid Branco e o diretor teatral Valter Sobreiro Jr.
*Com informações da Prefeitura de Pelotas
0 comentários
Adicionar Comentário