Advogado esclarece decisão do TJRS sobre área da ARP
IFSul Câmpus Pelotas abre inscrições para o 1º Festival de Arte e Cultura Rural e da Periferia
A Coordenadoria de Atividades Culturais - COAC, do IFSul Câmpus Pelotas, convida a comunidade pelotense para o 1º Festival de Arte e Cultura Rural e da Periferia de Pelotas. O evento de extensão tem como objetivo difundir, valorizar e reconhecer a produção artística e cultural dos bairros distantes do centro da cidade, além de abrir espaço para apresentações de música, teatro, dança, cinema, exposição de desenhos, pintura, fotografia, poesias e feira de artesanato.
Serão aceitos inscrições de artistas e artesãos de todos os bairros de Pelotas, inclusive do centro, na busca pela socialização e integração comunitária em nosso espaço escolar.
O evento nasce pela manifestação de estudantes, servidores e sociedade em geral, que buscam suas identidades por meio da arte e cultura, para as quais os espaços de visibilidade acabam sendo restritos e precisam ser ampliados, principalmente pelas instituições públicas de educação.
O projeto, aprovado pelo Edital PROEX 02/2024 é resultado da indissocialização articulada de projetos de ensino e pesquisa já realizados pela Coordenadoria de Atividades Culturais - COAC, vinculada a Diretoria de Pesquisa e Extensão - DIRPEX, tendo referência os projetos "Prata da Casa - Mostra de Arte e Cultura do IFSul Câmpus Pelotas" (ensino), os projetos "Festival Euterpe da Canção Estudantil" e "Teatro na escola, apresenta" (extensão) e o projeto de pesquisa "Rastro" (pesquisa), com metodologias vinculadas a ideia de revolução estéticapropostas por Jacques Rancière e Pablo René Estevez, apoiadas em Felix Guattari, Paulo Freire e Augusto Boal.
Propondo articular a ação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODSs, o 1º Festival de Arte e Cultura Rural e da Periferia de Pelotas propõe a articulação da erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsável, paz, justiça e instituições eficazes, contra a mudança global do clima e demais questões ambientais envolvendo a água potável e a preservação da natureza.
O 1º Festival de Arte e Cultura Rural e da Periferia de Pelotas realizará a integração de artistas populares e suas produções autorais, para que se vejam e sejam vistos, estando alinhado a proposta de mapeamento de artistas do programa de agentes territoriais de cultura do Ministério da Cultura. A iniciativa acredita, que a partir desta reunião, ira possibilitar a criação e o fortalecimento de rede de contatos e articulações dos artistas da zona rural e de periferia, permitindo que tenham acesso a oficinas e instrução para a instrumentalização e acesso aos mais diversos editais de fomento. Assim como, realizando parceria com a RadioCOM 104,7 FM, para maior articulação e difusão da proposta.
Fortalecer a arte e cultura local, fazendo o caminho inverso, partindo da cultura da periferia para o centro, possibilita a consolidação de produções que estão fora dos circuitos comerciais, sofrendo com a desvalorização e falta de visibilidade, mas extremamente consistentes e reverberando a identidade cultural existente nos bairros e vilas da cidade, sendo resistência ao processo midiático de homogeneização e abafamento da cultura negra, indígena, rural e operária, trazendo para o destaque a cultura popular como a cultura real que nos inclui, nos une e nos faz pertencentes.
Ficam impedidos de participar servidores do IFSul e de outras instituições federais.
O festival também visa integrar as ações do mês da consciência negra, assim como o Dia Nacional de Zumbi, 20 de Novembro.
As inscrições começaram no dia 23 de outubro e vão até 10 de novembro de 2024 podem ser feitas através do portal da Coordenadoria de Atividade Culturais, clicando aqui. As orientações completas sobre cada modalidade também podem ser lidas no link mencionado anteriormente.
Todos os inscritos serão convidados a participarem do Fórum do 1º Festival de Arte e Cultura Rural e da Periferia de Pelotas, que ocorrerá no dia 18 de Novembro.
Texto de: Assessoria de Imprensa
Imagem: Divulgação
0 comentários
Adicionar Comentário