Livro "Feitos de Luz e Sombras" retrata vivências literárias no Theatro Sete de Abril
Inclusão no cinema é tema da aula inaugural do Laboratório Audiovisual Região Sul
Primeira atividade acontece nesta sexta-feira (21), na Otroporto, com entrada gratuita
A multiartista Kaya Rodrigues será a convidada da aula inaugural do Laboratório Audiovisual Região Sul (LAB-ARS), que acontece nesta sexta-feira, 21 de março, a partir das 9h, na Otroporto (Rua Benjamin Constant, 701A). A participação é gratuita, respeitando a lotação máxima do espaço.
Kaya é pós-graduada em Pedagogia da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem trajetória marcada por projetos voltados à cultura popular, ao cinema e à representatividade negra no audiovisual. A atividade marca o início de uma série de encontros e oficinas promovidos pelo laboratório ao longo de abril.
Programação do LAB-ARS inclui oficinas com profissionais do setor
Durante o mês de abril, o LAB-ARS promoverá oficinas com nomes reconhecidos do audiovisual brasileiro. Entre os destaques estão Marton Olympio, que ministrará uma oficina de desenvolvimento de roteiro; Beto Rodrigues, com foco em projetos de longa-metragem e séries; e Pedro Guindane, que abordará a realização de obras seriadas. Todas as atividades são abertas ao público.
Além da formação técnica, o laboratório também busca fomentar conexões profissionais entre os participantes. Segundo o coordenador do projeto, Alexandre Mattos Meireles, o objetivo é fortalecer a produção regional. “Queremos que nossa região tenha projetos audiovisuais capazes de serem executados por aqui, sejam filmes ou séries. Isso fortalece a indústria audiovisual e a economia regional”, afirma.
Trajetória de Kaya Rodrigues
Kaya Rodrigues é produtora, curadora e artista multidisciplinar com atuação nas áreas de cinema, música, teatro e carnaval. Ao longo de 11 anos, desenvolveu pesquisas voltadas à cultura popular e é uma das fundadoras do Bloco da Laje e do coletivo Macumba Lab, formado por cineastas negros.
Como atriz, protagonizou as séries "Necrópolis" e "Alce & Alice", exibidas na Amazon Prime, Globo Play e Canal Brasil. No campo da direção, destaca-se por obras como o videoclipe “Pulso”, premiado no Festival Cinema Negro em Ação (2020), e os curtas "Odilon Lopez: Essência, semente e luz" (2021), em parceria com Gautier Lee, e "Vozes do Silêncio" (2022).
Sobre o Ecossistema ARS
O LAB-ARS integra o Ecossistema ARS, iniciativa voltada à qualificação da indústria audiovisual no Rio Grande do Sul. As ações são financiadas pelo Edital Ecossistema Regional de Audiovisual, por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC-RS), Instituto Estadual de Cinema (IECINE), Ministério da Cultura e Governo Federal.
A realização é da Campos Neutrais Produções em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio dos cursos de cinema da instituição.
Imagem: Divulgação/Prana Filmes
Serviço
O quê: Aula inaugural do LAB-ARS com Kaya Rodrigues
Quando: Sexta-feira, 21 de março, às 9h
Onde: Otroporto (Rua Benjamin Constant, 701A, Pelotas)
Quanto: Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)
0 comentários
Adicionar Comentário