Novo plano para combater câncer de colo tem foco em rastreio e vacina
Iphan e UFPel realizam capacitação em Conservação de Sítios Arqueológicos
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF-Sul, campus avançado Jaguarão), promoveu uma capacitação sobre a conservação de sítios arqueológicos para alunos das duas instituições. As oficinas ocorreram entre os dias 7 e 11 de outubro, em uma expedição intitulada “Os saberes das missões”, que teve como foco as necessidades e soluções para o cuidado dos sítios arqueológicos do Rio Grande do Sul.
A iniciativa visa qualificar profissionais para a conservação dos sítios missioneiros localizados em São Miguel Arcanjo, São João Batista, São Lourenço Mártir e São Nicolau, todos no noroeste do estado. O grupo foi formado por 42 participantes, incluindo alunos de disciplinas relacionadas à conservação e restauração, especialistas em Patrimônio Cultural, além de bolsistas de graduação, mestrado e doutorado, todos orientados por professores da equipe. Estudantes voluntários também integraram a capacitação.
Antes das oficinas práticas, os organizadores da expedição realizaram uma série de debates virtuais sobre a preservação dos sítios missioneiros tombados pelo Iphan. Esses encontros, que ocorreram em junho, abordaram a história das missões e seu processo de valorização, e estão disponíveis no YouTube para consulta.
Texto de: Assessoria de imprensa
Imagem: Divulgação
0 comentários
Adicionar Comentário