Bastidores do filme “Vó África” revelam desafios e potências de uma produção feita em Pelotas
Licenciamento ambiental em Pelotas tem processos mais rápidos, aponta Prefeitura
O tempo para a emissão de licenças ambientais em Pelotas ficou mais curto em 2025, de acordo com dados apresentados pela Prefeitura. A informação foi divulgada durante audiência pública na Câmara Municipal, na noite de quarta-feira (15), com a participação do secretário de Qualidade Ambiental (SQA), Márcio Souza.
Redução no tempo de emissão das licenças
Segundo o Sistema de Licenciamento Ambiental Municipal (Sislam), entre janeiro e abril deste ano foram emitidas 101 anuências ambientais, com queda no tempo de tramitação em diversas categorias:
- Licença de Instalação: redução de 48 para 7 dias
- Licença Prévia: de 61 para 60 dias
- Licença de Operação e Regularização: de 55 para 42 dias
- Licença de Operação (1ª solicitação): de 45 para 11 dias
O secretário Márcio Souza afirmou que a meta é dar mais agilidade aos processos, sem comprometer as exigências de responsabilidade ambiental.
"A SQA não é mais apenas um órgão reativo de fiscalização, mas também um parceiro para o desenvolvimento sustentável", disse Souza.
Serviços ambientais e bem-estar animal
Além do licenciamento, a SQA atua em serviços relacionados ao manejo arbóreo e ao bem-estar animal. Desde o início do ano, foram:
- 250 podas de árvores
- 70 remoções de árvores
- 100 procedimentos de castração de cães
Esses serviços visam atender demandas da população por segurança urbana, preservação ambiental e controle populacional de animais.
Discussão segue aberta
A agilidade no licenciamento ambiental foi apresentada como avanço pela Prefeitura, mas o tema segue como pauta de debate entre a sociedade, especialmente sobre o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação dos recursos naturais.
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Imagem: Divulgação
0 comentários
Adicionar Comentário