Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro
Líder da comunidade Quilombola “Maria Bernadete” é assassinada em Pitanga de Palmares, em Simões Filho
A líder Quilombola de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), popularmente conhecida como “Bernadete”, foi brutalmente assassinada na noite desta quinta-feira (17/08), no distrito de Pitanga de Palmares, dentro da casa onde residia.
Maria Bernadete Pacífico foi secretária da Promoção da Igualdade Racial do município e grande militante na luta pela valorização das comunidades quilombolas e de matrizes africanas.
Testemunhas afirmaram que homens entraram na casa da vítima, e fizeram diversos disparos com arma de fogo.
Ainda segundo relato, os três netos de Dona Bernadete estavam na casa e foram trancados em dois quartos pelos bandidos. Eles ainda levaram todos os aparelhos celulares.
Bernadete era mãe do ex-candidato a vereador do município de Simões Filho, e líder comunitário, Binho do Quilombo que também foi assassinado dentro do carro com diversos tiros. Ele possuía uma personalidade simples e bastante carismática e era visto como um dos grandes defensores dos direitos humanos, especialmente quando se tratava da comunidade quilombola onde se originou.
A deputada estadual Olívia Santana também confirmou a morte e usou as redes sociais para pedir uma investigação rigorosa do crime. “Não podem ficar impunes. Uma perda dolorosa e irreparável! Minha solidariedade aos familiares e à comunidade”, escreveu.
O ministro Silvio Almeida publicou manifestação nas redes sociais e determinou o envio das equipes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para Simões Filho, na Bahia, para que todas as providências necessárias sejam tomadas.
0 comentários
Adicionar Comentário