Cortejo artístico percorre Centro Histórico de Pelotas neste sábado com sarau cênico
Março começa com temperaturas extremas no Sul e Sudeste do Brasil
A previsão climática da MetSul Meteorologia indica que os primeiros dias de março serão marcados por temperaturas extremamente elevadas no Sul e Sudeste do Brasil. Anomalias térmicas podem atingir entre 10°C e 13°C acima da média histórica para o período, com o Rio Grande do Sul sendo o estado mais impactado pelo calor intenso.
Bloqueio atmosférico e impacto na chuva
O mês deve começar com chuvas escassas devido a um bloqueio atmosférico que inibirá a ocorrência de precipitações nessas regiões. A partir da segunda quinzena, a chuva pode voltar gradualmente, mas, ainda assim, a previsão indica acumulados abaixo da média para grande parte das cidades do Sul e Sudeste.
A instabilidade típica do verão ainda pode provocar pancadas isoladas, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde alguns temporais podem ocorrer devido ao calor e à umidade elevada. No entanto, períodos prolongados de tempo seco são esperados, especialmente na primeira metade do mês.
Risco de ciclones atípicos
A MetSul alerta ainda para um aumento do risco de formação de ciclones atípicos, tropicais ou subtropicais, na costa do Sul e Sudeste. Esse fenômeno pode ocorrer devido às águas oceânicas mais quentes e à menor divergência de vento na atmosfera, mas sua previsão exata só é possível a curto prazo.
Transição do verão para o outono
Embora março marque o início do outono meteorológico, o mês ainda terá características mais próximas do verão, com dias quentes e chuvas irregulares. Em Porto Alegre, por exemplo, a temperatura mínima média para março é de 19,5°C, enquanto a máxima histórica gira em torno de 29,2°C. A tendência para 2025, no entanto, é de temperaturas ainda mais altas, podendo superar os registros de janeiro e fevereiro.
*Com informações da MetSul
0 comentários
Adicionar Comentário