Mais Recentes :

Medicina da UCPel participa de novo ambulatório voltado a procedimentos da atenção primária

Medicina da UCPel participa de novo ambulatório voltado a procedimentos da atenção primária

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), por meio de seu curso de Medicina, integra o primeiro Ambulatório de Procedimentos da Atenção Primária à Saúde de Pelotas. A iniciativa funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Jesus e é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Os atendimentos ocorrem diariamente, das 17h às 21h, com foco em ampliar a resolutividade dos serviços da atenção básica.

Atendimento próximo e redução de filas cirúrgicas

Com o objetivo de aproximar os procedimentos dos usuários e reduzir a demanda por cirurgias em unidades de maior complexidade, o ambulatório oferece intervenções como:

  • Lavagem otológica
  • Troca de sondas
  • Drenagem de abscessos
  • Cantoplastia
  • Remoção de cisto sebáceo, lipomas, lesões de pele e acrocórdons

O acesso aos serviços é feito por meio de encaminhamento da própria UBS de referência do paciente.

Segundo o professor Alexandre Moch, coordenador do ambulatório e docente da UCPel, a iniciativa reforça a qualificação da atenção primária. “Estamos alcançando a integralidade do cuidado. É o usuário poder encontrar na sua UBS cada vez mais a resolutividade que ele procura”, afirmou.

Ensino prático e formação de profissionais resolutivos

O ambulatório é conduzido por médicos de família e comunidade e também atua como espaço de ensino prático para residentes da especialidade. “Os residentes atuam diariamente nesse ambulatório, em escala. Formarmos profissionais cada vez mais resolutivos, capazes de resolver até 90% das demandas da população”, destacou Moch.

A coordenadora adjunta do curso de Medicina da UCPel, Aline Lisboa, ressalta que a participação de estudantes nos estágios junto aos residentes contribui para ampliar o acesso da população a procedimentos simples e reduzir a sobrecarga de unidades especializadas. “Os pacientes podem realizar procedimentos perto de casa, evitando deslocamentos desnecessários, reduzindo o tempo de espera e aumentando a adesão ao cuidado, com o vínculo fortalecido da atenção primária à saúde”, explicou.


Texto de: Redação

Imagem: Divulgação/Universidade Católica de Pelotas


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia