Orgulho e Resistência: A 23ª Parada da Diversidade celebra Ancestralidade LGBTQIA+
Moradores dos balneários Santo Antônio e Valverde devem deixar suas casas
A orientação de evacuação imediata partiu da ação conjunta entre a Prefeitura de Pelotas e a Defesa Civil
A noite desta quinta-feira, dia 9 de maio, foi de mobilização na praia do Laranjal, com a elevação dos níveis da Lagoa dos Patos e do Canal São Gonçalo. Um grupo de pessoas se reuniu em frente à loja Kitijolo, na Avenida Rio Grande do Sul, disponibilizando veículos oficiais e particulares com o objetivo de auxiliar na remoção das famílias que estavam deixando as suas casas.
No início da tarde, uma ação conjunta entre a Promotoria do Ministério Público, a Defesa Civil, a Brigada Militar, a Guarda Municipal e o Sanep já havia realizado a remoção de 15 famílias que residem no final da rua Nova Prata, no balneário Valverde. A mobilização resultou de uma Ação Civil Pública (ACP) que previa a retirada imediata destes moradores.
De acordo com o Boletim emitido pela Prefeitura, às 11h30min da manhã, desta sexta-feira, dia 10 de maio, o nível do São Gonçalo marcava 2,74m e o da Lagoa dos Patos estava apresentando dificuldade para medição. A Prefeitura informou que, atualmente, 560 pessoas estão em abrigos oficiais do munícipio, mas, conforme estimativa do secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, este número deve chegar a mais do que o dobro, se considerado o acolhimento, também, nos abrigos voluntários.
A orientação da Prefeitura, para as pessoas que necessitarem de abrigo, é para que entrem em contato com a Defesa Civil do município, pelo telefone 153. Casos de emergência devem ser tratados junto à Guarda Municipal – telefones: 153 e (53) 99113-8478; Brigada Militar – 190; e Corpo de Bombeiros – 193.
Redação: Eduardo Menezes
Imagem: Bruno Marsili / RBS TV
0 comentários
Adicionar Comentário