Outubro Rosa: sinal de alerta ligado
Movimentos sociais buscam assento na Sala de Situação da Prefeitura
Inundações tem provocado reflexões sobre conceito de solidariedade
Construído a partir da iniciativa de movimentos sociais e entidades sindicais, o Movimento Solidariedade Pelotas tem feito a diferença no apoio aos atingidos pelas enchentes no município. Para além da arrecadação de doações e da preparação de milhares de marmitas, o grupo tem se organizado de modo a contribuir no acúmulo das reflexões necessárias para que a sociedade civil e o poder público possam continuar auxiliando aqueles que foram mais impactados socialmente mesmo após a situação ser normalizada.
“O povo pelo povo não é somente em momentos de crise, mas em todos os momentos. Nós por nós não é somente, agora, nesta situação, mas nas reflexões sobre como é que vamos prorrogar toda essa ajuda. Como vamos estar ao lado destas pessoas quando elas retornarem para as localidades, hoje, desocupadas, e não tiverem mais uma casa para morar?”, questiona Liciê Scolari, que faz parte da coordenação do Movimento Solidariedade Pelotas e concedeu entrevista ao Programa Contraponto, da RádioCom, 104.5FM, nesta quarta-feira, dia 15 de maio.
Medidas Governamentais
A preocupação de Liciê vai na mesma direção das medidas que estão sendo arquitetadas pelo Governo Lula, a partir de um auxílio financeiro que deve ser repassado diretamente para as famílias atingidas pelas enchentes. Esta iniciativa, que deve ser anunciada ainda nesta semana, irá se somar à medida provisória (MP 1.218/2024) que foi publicada no último sábado (11), no Diário Oficial da União, liberando mais de R$ 12 bilhões para ações emergenciais em todo o Estado do Rio Grande Sul.
Contribuição necessária
As ações do movimento, que se somam às iniciativas dos governos de turno, estão sendo pensadas a partir de uma inserção, permanente, junto aos abrigos, onde é possível manter um contato direto com a parcela mais vulnerável da sociedade pelotense. Envolvimento, este, que permite amplificar as demandas da população mais carente junto ao poder público.
Pensando em levar estas questões para a Sala de Situação da Prefeitura, o Solidariedade Pelotas tem procurado articular esta representatividade, enquanto comunidade externa, para acompanhar as reuniões. “Estamos tentando uma reunião com a Prefeitura para entregarmos, oficialmente, um documento pedindo a inclusão de um representante do Solidariedade Pelotas no comitê que está fazendo a gestão das enchentes no município”, explica Liciê.
O entendimento do grupo, que resultou da última plenária realizada, é de que se faz necessário que os movimentos sociais passem a acompanhar e contribuir com estas reuniões. “Achamos fundamental que a nossa representação possa conferir os recursos que estão chegando, ter acesso a como eles estão sendo destinados e qual tem sido o papel da defesa civil, procurando dar um retorno de como as ações que estão em andamento tem repercutido junto aos atingidos pelas enchentes”.
Chave pix:
secretaria@bancariospel.org.br
ONDE DOAR?
Armazém do Campo – Rua Anchieta esquina Rua Três de Maio (em frente a Praça do Direito/UFpel)
Associação das Vilas Reunidas – FRAGET – Rua Jornalista Carlos Andrades, nº 260-A / Bairro Fragata
TEIA Ecológica – Praça Coronel Pedro Osório, nº 63 / Centro
Sindicato dos Bancários – Rua Anchieta, nº 1586 / Centro (das 9h às 17h)
Sindicato dos Metalúrgicos – Rua Santa Cruz, nº 2454 / Centro
Sindicato da Saúde de Pelotas – Rua Marechal Deodoro, n. 360 / Centro
Complexo de Esporte, Saúde e Cultura da UFPel – Antiga AABB – Rua Alberto Rosa, n. 580 / Centro
Associação Comunitária Cohab Tablada – Av. Visconde de Pelotas, n. 423 (das 9h às 18h)
Registro de Imóveis da 2º Zona de Pelotas - R. Padre Anchieta, 2122, das 9h às 17h
Comitê Frente Ampla – Rua Conde de Porto Alegre, 221
Comitê Raízes UFPel - Rua Benjamin Constant, 1346
Comitê UFPel Multi – Rua Gomes Carneiro, 1201, das 14h às 17h
Padaria Nossa Senhora de Lourdes –Sete de Abril, 438 / Bairro Simões Lopes
Sindicato da Alimentação – Almirante Barroso, 3124
Casa do Trabalhador – Santa Cruz, 2464A
Mais informações e contato para voluntariar-se:
Telefone/Whatsapp: 53991278591
Perfil no instagram: https://www.instagram.com/solidariedadepelotas2024
Redação: Eduardo Menezes
Fotos: Juliano Lima
0 comentários
Adicionar Comentário