Livro "Feitos de Luz e Sombras" retrata vivências literárias no Theatro Sete de Abril
Mulheres da Z3 terão acesso a cursos gratuitos de qualificação profissional
Pelo menos 60 mulheres da Colônia de Pescadores Z3 poderão participar de cursos gratuitos de qualificação em Pelotas a partir de abril. A iniciativa faz parte do Programa Mulheres Mil, do Governo Federal, e conta com apoio da Prefeitura e do IFSul. O objetivo é ampliar o acesso à educação e à geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Serão oferecidas 30 vagas para o curso de artesã em biojoias e outras 30 para o curso de eletricista instaladora predial de baixa tensão, ambos com carga horária de 160 horas. As aulas ocorrerão em três encontros semanais, no turno da tarde, com atividades presenciais na Escola Municipal Raphael Brusque.
Formação para mulheres em situação de vulnerabilidade
Os cursos são voltados para mulheres cisgênero, transgênero e travestis a partir dos 16 anos, com prioridade para aquelas que enfrentam pobreza, baixa escolaridade, responsabilidade exclusiva pelo cuidado de filhos ou familiares e/ou histórico de violência.
A secretária de Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação (Smedi), Paula Cardoso, explica que a Colônia Z3 já foi território-piloto do Programa Bairro Empreendedor e segue recebendo ações formativas. “Com o Mulheres Mil, conseguimos alcançar mulheres que são chefes de família e que buscam se qualificar para ampliar sua renda”, afirma.
Inscrições acontecem em dois dias
As inscrições para os cursos acontecem nos dias 25 e 26 de março (terça e quarta-feira), das 18h às 21h15, na própria EMEF Raphael Brusque, localizada na avenida Raphael Brusque, nº 61. Para se inscrever, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e, se possível, o Número de Identificação Social (NIS).
A coordenadora do Programa Bairro Empreendedor, Letícia Duarte, relata que, nesta semana, equipes da Prefeitura realizaram visitas a instituições da Z3, como UBS, Cras, escolas, igrejas e sindicatos, para divulgar os cursos e mapear as demandas locais. A aula inaugural do curso de eletricista será no dia 1º de abril, e a do curso de artesã em 24 de abril.
Serviço
Cursos: Artesã em biojoias e Eletricista instaladora predial de baixa tensão
Público-alvo: Mulheres cis, trans e travestis a partir dos 16 anos, em situação de vulnerabilidade
Inscrições: 25 e 26 de março (terça e quarta), das 18h às 21h15
Local de inscrição: EMEF Raphael Brusque – Av. Raphael Brusque, 61 (Colônia Z3)
Início das aulas: 1º de abril (eletricista) e 24 de abril (artesã)
Realização: Programa Mulheres Mil – Governo Federal, com apoio da Prefeitura de Pelotas e IFSul
*Com informações da Prefeitura de Pelotas
0 comentários
Adicionar Comentário