Orgulho e Resistência: A 23ª Parada da Diversidade celebra Ancestralidade LGBTQIA+
Mutirão contra dengue em Pelotas: Esforços intensificados para combater a proliferação do mosquito
Com o aumento dos casos de dengue, um mutirão para combater o mosquito transmissor da doença começa nesta sexta-feira (05/04) em Pelotas. A ação começa nos arredores das avenidas Manoel Antônio Peres e República do Líbano, além das ruas 12 e 20 do Dunas, na zona leste da cidade.
Equipes da Secretaria de Saúde (SMS), em colaboração com contingentes do Exército, estarão presentes para orientar os moradores sobre medidas preventivas contra a dengue. Entre as recomendações está o descarte adequado de materiais e resíduos propícios à reprodução do mosquito, depositando-os em frente às residências. A partir da próxima segunda-feira, equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) serão responsáveis pela coleta desses materiais, além de realizar tarefas de roçagem, limpeza e drenagem de água parada nas calçadas.
Agentes da Vigilância em Saúde da SMS estão visitando residências, comércios e terrenos baldios para combater a proliferação do mosquito. Segundo dados da SMS, cerca de 20 residências são visitadas diariamente, de segunda a sexta-feira.
Até quarta-feira (3), foram registradas 400 notificações de dengue, com 95 casos confirmados, sendo 79 autóctones e três suspeitos hospitalizados. Nesta semana, até quarta-feira, foram identificados 17 focos, somando-se aos 301 contabilizados ao longo de 2024. Os bairros mais afetados são Fragata (48,84%) e Três Vendas (18,60%).
Para evitar a reprodução do mosquito transmissor da dengue, a população deve seguir algumas orientações importantes:
Evitar o acúmulo de água em recipientes como pneus, baldes, bebedouros de animais, vasos de plantas e calhas.
Realizar a limpeza periódica de recipientes que acumulam água estagnada, impedindo a deposição e eclosão dos ovos do mosquito.
Instalar telas em portas e janelas como uma barreira adicional contra a entrada do mosquito.
A batalha contra a dengue requer o engajamento de toda a comunidade, adotando medidas preventivas e colaborando com os esforços das autoridades de saúde para eliminar os criadouros do mosquito transmissor.
Via: Prefeitura
0 comentários
Adicionar Comentário