“Querem saber se vim de barco”: Semana Africana debate estereótipos e celebra a diversidade do continente
Novo plano vai garantir mais apoio da cidade a migrantes, refugiados e apátridas
A Prefeitura iniciou a construção de um Plano Municipal para melhorar o acolhimento, a integração e a garantia de direitos para migrantes, refugiados e apátridas que vivem na cidade. O trabalho é coordenado pelo Comitê Municipal de Atenção aos Migrantes, que participou da primeira palestra de capacitação na última quinta-feira, 17 de abril.
O encontro foi conduzido por Saulo Albuquerque, da Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência vinculada à ONU, com transmissão ao vivo do Rio de Janeiro.
A ação é parte dos compromissos assumidos após Pelotas conquistar o Selo MigraCidades — reconhecimento nacional da OIM e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) por boas práticas na área de migração.
Participação social será fundamental na construção do plano
Durante a reunião, foram apresentados exemplos de políticas públicas que deram certo em outros municípios e metodologias para elaboração de planos efetivos, sempre com forte participação da sociedade civil.
A diretora de Relações Internacionais da Prefeitura, Esmeralda Faria, reforçou a importância da mobilização comunitária. “É muito significativo que o município esteja liderando esse processo de forma tão ampla, envolvendo não apenas o poder público, mas também instituições e a sociedade civil. Esse é o caminho para construirmos políticas públicas mais justas, representativas e efetivas”, afirmou.
O plano será a base para ampliar o suporte a quem chega em busca de melhores condições de vida, fortalecendo a inclusão e o respeito à diversidade em Pelotas.
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Imagem: Divulgação
0 comentários
Adicionar Comentário