"O CAPS é cuidado, o hospital é silenciamento", alerta Ivon Lopes
Novo serviço por telefone amplia acesso à prevenção ao HIV
A partir desta segunda-feira (5), moradores de Pelotas passam a contar com um novo canal para acessar cuidados relacionados à prevenção do HIV. O serviço TelePrepPel, lançado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), permitirá o atendimento remoto e descentralizado para usuários interessados em iniciar ou manter o uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP).
Com foco na humanização e resolutividade, o TelePrepPel funcionará como porta de entrada para acolhimento, orientações, prescrição e encaminhamento presencial, quando necessário. O objetivo é facilitar o acesso e reduzir as barreiras para quem busca prevenção ao HIV no município.
Atendimento multiprofissional e gratuito
O serviço será operado por uma equipe composta por médicos de família, enfermeiros e profissionais residentes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), parceira da iniciativa. Os atendimentos acontecerão por telefone, por meio do Departamento de Telemedicina da SMS.
"Queremos descentralizar o cuidado com HIV, qualificando o acesso às profilaxias e oferecendo suporte completo aos usuários, desde a orientação até o acompanhamento após a prescrição", explica Alexandre Moch, médico da SMS e coordenador do projeto.
Encaminhamentos e acompanhamento contínuo
Quando houver indicação para uso da PrEP ou PEP, o paciente será encaminhado para atendimento presencial no período da tarde, com dispensação imediata da medicação. O acompanhamento posterior será feito também via TelePrepPel, com foco em reduzir efeitos adversos e garantir adesão ao tratamento.
O serviço ainda será responsável por ações de busca ativa e monitoramento dos usuários ativos, principalmente os que utilizam PEP, reduzindo taxas de abandono.
Ambulatório também oferecerá testagem e acolhimento
O Ambulatório de Atendimento Integral do TelePrepPel, localizado no Centro de Especialidades (rua Voluntários da Pátria, 1.420), será porta aberta e funcionará das 13h às 19h. A unidade contará com equipe multiprofissional formada por médicos infectologistas, residentes, enfermeiros, farmacêuticos e estudantes da área da saúde.
Entre os serviços oferecidos estão acolhimento, aconselhamento, testagem rápida (HIV, Hepatite B e C, sífilis), prevenção e diagnóstico de ISTs.
Serviço
Início do atendimento: segunda-feira, 5 de maio
Teleatendimento: (53) 3284-9526
Funcionamento do TelePrepPel: atendimento remoto com triagem por médicos e enfermeiros
Atendimento presencial: das 13h às 19h, no Centro de Especialidades (rua Voluntários da Pátria, 1.420)
Serviços oferecidos:
– Prescrição e acompanhamento de PrEP e PEP
– Acolhimento e orientação sobre prevenção ao HIV
– Testes rápidos para HIV, hepatites e sífilis
– Atendimento com equipe multiprofissional
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Imagem: Divulgação
0 comentários
Adicionar Comentário