Cortejo artístico percorre Centro Histórico de Pelotas neste sábado com sarau cênico
Pelotas inaugura Banco Vermelho como símbolo de enfrentamento ao feminicídio
Ação simbólica ocupa a Praça Coronel Pedro Osório
Na manhã desta sexta-feira (21), a Praça Coronel Pedro Osório passou a abrigar um Banco Vermelho — símbolo de conscientização sobre o feminicídio e a violência contra as mulheres. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres como parte das ações em alusão ao Dia Internacional das Mulheres.
“A inauguração desse banco acontece num dia que também é muito especial, porque hoje, 21 de março, nós comemoramos o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial”, destacou a secretária Marielda Barcellos Medeiros. “Pensando na diversidade de mulheres que nós temos no mundo, também pensamos nessa ação para marcar esse momento.”
O que representa o Banco Vermelho?
O Banco Vermelho é uma iniciativa global, agora prevista na Lei Federal 14.942/2024, que determina a instalação do símbolo em espaços públicos como forma de sensibilizar a população para o enfrentamento à violência de gênero.
“A gente quer chamar atenção para essa questão tão presente nas nossas vidas, inclusive aqui em Pelotas, que é a violência contra a mulher, são os feminicídios que estão acontecendo”, afirmou Marielda.
Terceiro banco na cidade, com planos de expansão
Este é o terceiro Banco Vermelho instalado em Pelotas. Os outros dois estão localizados na Escola Estadual Cassiano do Nascimento e na Colônia Z3. Segundo a secretária, a meta é ampliar a presença do símbolo em outros pontos estratégicos do município.
“A gente vai tentar espalhar esse banco por toda a cidade, para chamar atenção e também para que as pessoas saibam que têm onde recorrer, quem buscar, e que terão acolhimento”, explicou.
Próximo será em frente à Secretaria da Mulher
A próxima instalação está prevista para ocorrer na frente da sede da própria Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que está passando por melhorias. “Estamos organizando o prédio, arrumando tudo, e queremos colocar lá um Banco Vermelho porque isso é muito simbólico para as ações que essa secretaria se propõe a fazer”, disse Marielda. A expectativa é que a inauguração ocorra ainda em março, possivelmente no dia 31.
Uma luta coletiva e permanente
Marielda Medeiros reforçou que ações como essa são resultado de décadas de mobilização do movimento feminista. “Tudo isso, inclusive essa instalação aqui, é fruto de uma luta muito grande do movimento social de mulheres em Pelotas e no mundo inteiro”, afirmou. “Isso só vem fortalecer esses movimentos e mostrar que nós, mulheres, ainda temos condições de avançar muito nas nossas lutas.”
A secretária também fez um alerta sobre a urgência da causa: “Enquanto estamos aqui para a instalação desse banco, algumas das nossas estão sendo violentadas. Nossa luta está valendo a pena, e precisamos seguir firmes.”
0 comentários
Adicionar Comentário