Mais Recentes :

Pelotas registra 13 casos de dengue em 2025, quatro deles importados

Pelotas registra 13 casos de dengue em 2025, quatro deles importados

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualizou os dados sobre a dengue em Pelotas. Até o momento, o município confirmou 13 casos da doença no primeiro trimestre de 2025. Destes, quatro foram considerados "importados", ou seja, os pacientes foram infectados fora da cidade.

Casos e notificações

Desde o início do ano, Pelotas já contabilizou 160 notificações de dengue. Dessas, 129 foram descartadas, 13 confirmadas e 18 seguem em investigação.

No mesmo período de 2024, o município registrou 261 casos confirmados, sendo 181 apenas no mês de março. A queda significativa neste ano é atribuída às ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Vera Neto.

Ações intensificadas de combate

As equipes de combate às endemias e saúde ambiental atuam inclusive aos sábados, realizando controle químico em áreas críticas, como residências, unidades básicas de saúde (UBSs), rodoviária, empresas de ônibus e transportadoras.

Além disso, a Prefeitura promove campanhas educativas e de conscientização. O programa “Zooando nas Escolas” leva informação a estudantes da rede pública e privada. Já a campanha “Deu pra ti – aqui a dengue não vai se criar” utiliza carro de som nos bairros para alertar moradores. Também foram realizados mutirões de limpeza em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui).

Fragata lidera em número de focos

Apesar da redução nos casos confirmados, a diretora Vera Neto alerta que a situação ainda exige atenção. “A incidência de focos do mosquito segue alta, principalmente em residências. A população precisa colaborar, eliminando recipientes com água parada”, destaca.

Os bairros com maior número de focos detectados até o dia 27 de março são:

  • Fragata (zona oeste): 293 focos
  • Três Vendas (zona norte): 164 focos
  • Areal (zona leste): 48 focos


Texto de: Redação

Imagem: Divulgação


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia