Pesquisa revela que 3 em cada 10 entregadores enfrentam insegurança alimentar
Pelotas registra segundo caso de dengue e alerta para aumento de focos do mosquito
A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), confirmou o segundo caso de dengue na cidade em 2025. Apesar do número ainda baixo, a preocupação das autoridades de saúde é com o crescimento significativo de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, especialmente em comparação ao mês anterior. A maioria dos criadouros foi encontrada em residências.
Crescimento alarmante dos focos
De acordo com a Vigilância em Saúde da SMS, 231 focos do Aedes aegypti foram detectados na cidade desde o início do ano, sendo 150 apenas nas três primeiras semanas de fevereiro. O bairro Fragata concentra a maior parte dos focos, com 117 (50,65%), dos quais 68 foram encontrados neste mês. Em seguida, está o bairro Três Vendas, com 42 focos (18,18%), sendo 35 registrados em fevereiro. A região central da cidade aparece na terceira posição, com 33 focos (14,29%), dos quais 23 foram detectados até o dia 20.
A diretora de Vigilância em Saúde, Vera Neto, alerta que a presença do mosquito aumenta significativamente o risco de transmissão da dengue. A secretária de Saúde, Ângela Moreira Vitória, reforça a importância da participação da população no combate à proliferação do Aedes aegypti. "A Prefeitura está promovendo campanhas educativas, mutirões de limpeza e monitoramento das áreas com maior incidência de larvas, além de seguir as diretrizes do Ministério da Saúde. No entanto, essa luta precisa ser compartilhada com a população, que deve eliminar possíveis criadouros em suas residências", destaca.
Situação epidemiológica
- Notificações: 84 (50 em janeiro e 34 em fevereiro)
- Casos confirmados: 2
- Casos descartados: 46
- Casos em investigação: 36
- Pacientes hospitalizados: 0
Sintomas da dengue
A SMS orienta que, ao apresentar sintomas da doença, os munícipes procurem imediatamente um serviço de saúde. Os principais sinais incluem:
- Febre
- Dor no corpo
- Dor atrás dos olhos
- Fraqueza
- Náusea
- Vômitos
*Com informações da Prefeitura de Pelotas
Imagem: Prefeitura de Pelotas
0 comentários
Adicionar Comentário