Pelotas amplia práticas integrativas no SUS com decreto oficial
Pelotas registra segundo óbito por leptospirose
A cidade de Pelotas está em alerta após a confirmação de mais um óbito por leptospirose. A vítima, é uma mulher de 66 anos moradora da Colônia de Pescadores Z3, ela veio a falecer na última quarta-feira (10) enquanto estava internada na UTI do Hospital Universitário São Francisco de Paula. O resultado positivo foi confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) após análise da amostra.
Neste ano, Pelotas já contabiliza 54 notificações da doença, com seis casos confirmados e cinco sob suspeita, todos envolvendo pacientes hospitalizados. A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Aline Machado, alerta para os sintomas característicos da leptospirose, como febre, dores musculares, náuseas e outros, destacando a importância de procurar atendimento médico ao apresentar tais sinais.
A primeira morte por leptospirose do ano foi confirmada pela Prefeitura após enchentes de maio. A vitima era morador das Três Vendas, de 75 anos, faleceu no dia 13 de Junho. O Município recomenda que diante desses sintomas, os moradores busquem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para iniciar o tratamento com antibióticos disponíveis pelo SUS, após a realização de exames para confirmar o diagnóstico.
Medidas preventivas como evitar água contaminada, cobrir ferimentos com bandagens à prova d’água, usar calçados adequados e equipamentos de proteção são essenciais para reduzir o risco de contaminação pela bactéria presente na urina de roedores e outros animais.
Foto: Juliano Lima
Fonte: ASCOM Pelotas
0 comentários
Adicionar Comentário