Parque da Baronesa recebe manhã de atividades gratuitas no sábado com foco em saúde e diversão
Pelotas sedia ciclo de eventos sobre democracia e restauração de obras vandalizadas em 8 de janeiro
A partir do dia 30 de abril, Pelotas será palco de uma série de atividades que relembram e refletem sobre os atos de vandalismo ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023. O projeto “8 de janeiro: Restauração e Democracia”, desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), conta com apoio da Prefeitura e propõe debates sobre a preservação do patrimônio e a defesa da democracia.
Coordenado pelas professoras Andréa Bachettini e Karen Caldas, o ciclo de eventos vai até 27 de junho e envolve a realização de exposições, lançamento de livro e exibição de documentário com sessões gratuitas para a comunidade.
Abertura será no Paço Municipal
A abertura oficial ocorre no dia 30 de abril, às 16h, no Paço Municipal da Prefeitura de Pelotas (Praça Coronel Pedro Osório, 101). Na sequência, será lançado o livro “Restauração, Democracia, Preservação e Memória”, que reúne reflexões sobre o impacto dos ataques e o processo de recuperação das obras pertencentes ao acervo do Palácio do Planalto.
Ainda no dia 30, às 19h, haverá uma aula inaugural com o professor Roberto Heiden, no Auditório do Campus 2 da UFPel, promovida pelo curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.
Cinema e debate com diretor internacional
No dia 8 de maio, o Cine UFPel (rua Lobo da Costa, 447) recebe o lançamento e a exibição do documentário sobre os atos de 8 de janeiro, com presença do diretor Michael Kerr, que conduzirá um debate com o público após a sessão. O filme será novamente exibido nos dias 15 e 29 de maio, sempre às 19h, com entrada gratuita.
Serviço
Programação completa:
30 de abril
16h – Abertura oficial no Paço Municipal (Praça Coronel Pedro Osório, 101)
17h – Lançamento do livro Restauração, Democracia, Preservação e Memória
19h – Aula inaugural com Roberto Heiden – Auditório Campus 2 da UFPel (Rua Almirante Barroso, 1202)
8 de maio
19h – Exibição do documentário e debate com o diretor Michael Kerr – Cine UFPel (Rua Lobo da Costa, 447)
15 e 29 de maio
19h – Reexibição do documentário – Cine UFPel
Exposição aberta ao público: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Paço Municipal
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Imagem: Nauro Júnior
0 comentários
Adicionar Comentário